Guia da Semana

Fotos: Getty Images


Um dos períodos mais esperados pelos pequenos na escola é o intervalo. Além de poder brincar, é preciso repor as energias e encher a barriga até a volta para casa.

Apesar de ser uma hora feliz, o momento tem que ser pensado pelos pais com muita atenção. Se depender da molecada, na lancheira só entram guloseimas, e como a maioria das cantinas escolares não tem cardápios apropriados para uma refeição saudável, preparar algo nutritivo é a saída para que a saúde das crianças não seja prejudicada.

Além dos cuidados ao preparar o lanche, os pais precisam dar exemplo de alimentação saudável em casa. "Os filhos copiam os modelos alimentares dos pais. Se a família tem bons hábitos, a criança os incorpora com o passar do tempo", fala a nutricionista Kelen Martins, 27, do Projeto Nutrir e Brincar.

A profissional acredita que a participação do menor na hora de ajudar no preparo da lancheira é muito importante. O gesto permite que eles se interessem pelo que vão comer e aprendam o que é uma alimentação equilibrada. "Convidar a criança para ir ao sacolão ou à feira também ajuda a mudar os hábitos alimentares", destaca Kelen.

É isso que a dona de casa, Maria Aparecida Almeida Optitz, 43, faz com seus filhos, Johann, 4, e Ingrid, 7. Sempre que pode ela os leva ao sacolão, para que eles mesmos escolham as frutas e verduras que querem comer. "A Ingrid sempre pede para comprar alface para a salada", conta.

Com uma alimentação que inclui muitas frutas, legumes e verduras, a lancheira de Johann e Ingrid reflete o que é comprado em casa. "Gosto de preparar coisas saudáveis para eles levarem na escola. Coloco sucos naturais, frutas, iogurtes e bisnaguinha".

Quando os filhos são adolescentes comprar comida na cantina da escola é praticamente inevitável. Pedro, 13, filho da professora Priscila Louredo, 35, que também é mãe de Valéria, 7, compra e come na cantina. "Ele não aceita mais levar alimento de casa, então leva dinheiro todos os dias para comprar", conta Priscila. Já Valéria leva sua lancheira todos os dias. "A Val leva bolo, biscoito salgado e pão de mel".

Mesmo quando o filho come na cantina, ainda é possível evitar as comidas cheias de gordura e baixo teor nutricional. "Quando a refeição é comprada pela criança, a orientação que a mãe pode dar ao seu filho é evitar alimentos calóricos e preferir salgados assados, lanches e sucos naturais", fala a nutricionista.



A pedido do Guia da Semana, a nutricionista Kelen Martins montou um exemplo de lancheira ideal e uma dica de cardápio para uma semana.

A lancheira deve ser variada e equilibrada nutricionalmente, contendo os seguintes grupos:

  • Energéticos (ricos em carboidratos e lipídeos): pães integrais, biscoitos integrais, bolos simples, etc.
  • Construtores (ricos em proteínas): Requeijão, queijo branco, ricota, leite, iogurte, leite fermentado, achocolatados, peito de peru, entre outros.
  • Reguladores (ricos em vitaminas e sais naturais): Frutas (in natura ou sucos), verduras e legumes.

Exemplo de cardápio de uma semana para uma lancheira saudável

Segunda-feira: Suco de laranja, bisnaguinha com requeijão e maçã.
*Valor calórico: 260,36

Terça-feira: Vitamina de frutas com leite (maçã e banana), pão francês com margarina e barrinha de cereais.
*Valor calórico: 385,7

Quarta-feira: Suco de manga, pão de forma integral com peito de peru e queijo branco e pêra.
*Valor calórico: 369,13

Quinta-feira: Leite com achocolatado, bolo de fubá e morango.
*Valor calórico: 414

Sexta-feira: Suco de uva, pão de queijo e mexerica.
*Valor calórico: 420,67

Atualizado em 1 Dez 2011.