Guia da Semana



Nem sempre a hora de dormir é sinônimo de relaxamento, descanso, muito menos de encontro com um belo sonho. Para muitas crianças, este é o momento de maior pesadelo do dia. Os motivos para tal dor de cabeça são inúmeros, estando atrelados aos problemas comuns desta fase, como a enurese (urinação noturna) ou aos pesadelos que tanto assombram a criançada nesta fase.

A especialista em psicopedagogia e em educação especial Maria Irene Maluf afirma que, independentemente da idade, as crianças, vez por outra, apresentam sinais de ansiedade, o que requer maior atenção por parte dos pais. "A insegurança que o escuro e as figuras delineadas pelas sombras e tornadas verdadeiras pela imaginação, o sibilo do vento, assim como o próprio medo de não acordar mais, entre outras causas, justificam essa briga que as crianças têm com o sono" explica a profissional.

De acordo com ela, é importante que os pais estabeleçam limites para que esta situação não se agrave. Desde cedo os bebês devem se acostumar a dormir sozinhos, no berço e no escuro. Além disso, impor horário limite e alguns rituais que as preparam para pegar no sono como jantar antes dos pais, tomar banho, colocar o pijama, escovar os dentes, ouvir uma pequena história e ganhar alguns carinhos já são um belo caminho para que o pequeno não recorra à contagem de carneirinhos e estrague o descanso noturno.

Foto: Getty Images.

Atualizado em 6 Set 2011.