Guia da Semana

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor realizou uma pesquisa com 17 brinquedos para avaliar se os fabricantes estavam cumprindo a Portaria 369 do Inmetro que determina o limite de 0,1% de ftalatos. Cinco dos produtos analisados contêm quantidades muito além da permitida para menores de três anos: o Lovely Collection traz 39% do composto; o Shrek 3 traz 38%; o Meu primeiro boliche, 32%; e o Ocean Wonder, assim como a Mônica, são compostos de 30% dessa substância.

Em quatro dos brinquedos testados, as concentrações são elevadas para o DEHP, proibido para qualquer idade, além de 0,1%. São eles: o Funny Car, com 6%; o Shrek 3, com 2%; o Garu, com 0,2%; e o Smille & Learn Turminha Legal, também com 0,2%. Na embalagem do Funny Car, da Plastbrinq, há inclusive um selo em que se lê não contém ftalatos.

Devido aos valores muito superiores encontrados, o Idec encaminhou nessa segunda-feira um pedido de recall de sete brinquedos ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e ao Inmetro.

Atualizado em 6 Set 2011.