Guia da Semana

Divulgação: Editora Panini

Os velhos heróis, que ganharam fama após enfrentar muitas batalhas, salvar o mundo dezenas de vezes e encarar os mais variados tipos de vilões, chegam à era digital em grande estilo. O site oficial da Marvel, editora norte-americana de prestígio mundial, disponibiliza aos usuários um vasto acervo de quadrinhos digitalizados para o delírio dos fãs. Com mais de 200 edições, dividas em 46 sessões, o estoque virtual apresenta revistas clássicas e séries raras, graças a mais uma conversão bem-sucedida para a internet.

A apresentação visual dos gibis virtuais é simples, não sendo muito carregada e de fácil acesso. Após selecionar a HQ desejada, uma nova janela irá se abrir para exibir as diversas imagens e, junto com elas, as ferramentas exclusivas do Marvel Digital Comics Reader, que serve para trazer comodidade e auxiliar nas leituras. Nos moldes estabelecidos para a visualização, uma das mais interessantes chama-se Smart Panels, uma opção oferecida no View Mode, que viaja de quadro em quadro, aumentando e diminuindo o tamanho dos desenhos conforme a importância da cena, dando ênfase geralmente em momentos tensos, de surpresa e combates detalhados que exigem maior atenção para a compreensão.

Foto: Editora Panini
Dentre as milhares de páginas virtuais, a edição mais antiga é datada de 12 de outubro de 1950, primeira aparição de Marvel Boy, um clássico em meio aos companheiros mais modernos. O amigão da vizinhança, o Homem-Aranha, não está de fora da incursão digital, presente em grande número e com aventuras marcantes, como quando vestiu pela primeira vez o aclamado uniforme preto ou ao utilizar da pouco conhecida versão futurista de sua vestimenta, parte do cenário 2099 da editora, na qual os heróis enfrentam os perigos de um futuro apocalíptico. Outra surpresa encontrada no site é o preview do quadrinho de Halo, jogo de ação e aventura em primeira pessoa que fez sucesso no console X-Box da Microsoft.

Todo o conteúdo é exclusivo para aqueles que são usuários cadastrados do site, porém, o serviço é gratuito e não oferece dificuldades ao internauta interessado em usufruir das vantagens do portal, que vão desde a participação dos fóruns, wallpapers exclusivos das séries de maior sucesso e também o livre acesso as centenas de gibis encontrados no canal Digital Comic.

Enquanto isso, no Brasil...

Foto: Editora Conrad
A digitalização não é exclusividade dos norte-americanos, pois a modalidade já está presente em território nacional e não deixa nada a desejar em relação à qualidade de visualização, para a alegria dos brasileiros adeptos da arte seqüencial. A editora Conrad, uma das responsáveis pela popularização dos mangás no Brasil e pela publicação de outros autores famosos, como Neil Gaiman ou Hayao Miyazaki, criador do aclamado A Viagem de Chihiro, oferece em seu site o preview virtual de muitos de seus produtos para o conhecimento do público. Já a Panini, que publica heróis da Marvel, estuda a possibilidade de publicar alguns de seus HQs na internet.

Uma das vantagens deste tipo de utilização da web para a divulgação de quadrinhos e livros, realizada há aproximadamente cinco anos e exercida frequentemente há dois, é mostrar ao leitor parte da arte, história e do conceito da obra, antes mesmo dele procurar o produto em algum estabelecimento. Infelizmente, esta recente forma de apresentação não pode ser aplicada em todos os títulos, pois a falta de autorização por parte das empresas estrangeiras impede até mesmo a exibição parcial da edição.

Para os interessados no assunto, hoje as histórias em quadrinhos são facilmente encontradas em bancas de jornal, lojas especializadas, além dos sites das próprias editoras, com preços em torno de R$ 5,00 a R$ 8,00.

Trecho de Epiléptico:
www.lojaconrad.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.