Guia da Semana

Informação para todos

Isso é o que defende Kul Wadhwa, diretor gerente da Wikipedia Foundation, que falou sobre colaboração na internet

Foto: Gael Oliveira/APH


Se a internet surgiu para ser de acesso livre a todos, nada mais justo que as informações também estejam à disposição do público. Isso é o que disse Kul Wadhwa na Campus Party, em sua exposição hoje, às 19h.

Utilizando um anteparo no pé esquerdo devido a um problema na sua perna, e usando o roupão que ganhou no flashmob #toderoupao que rolou na Campus algumas horas antes, Wadhwa contou como a Wikipedia funciona e a importância da participação das pessoas na sua constante melhora e crescimento.

"Wikipedia é o centro do conhecimento, que está nas suas mãos", disse. A palavra wiki vem do havaiano, e significa rápido. Isso já dá uma ideia da origem da Wikipedia ser uma forma de conseguir informação de maneira colaborativa - e também veloz. Essa é a grande vantagem da Wiki em comparação com outras maneiras de se informar. "Nos provedores, para se alterar alguma coisa, as pessoas fazem reuniões. Na Wiki, o usuário se senta no computador e ele mesmo faz as alterações", contou.

Para ele, a educação tem papel fundamental no processo de dar poder às pessoas de fazerem a diferença e de passar informação a todos. Pela maneira wiki, o conhecimento é gerado e transmitido localmente, e também gerenciado pelas pessoas da comunidade, descentralizando as fontes que antes eram referência de credibilidade, como jornais, revistas e televisão. "A habilidade para compartilhar informações é a chave", disse.

Ele ressaltou a importância do Brasil no cenário wiki. Embora os brasileiros estejam entre os povos que mais utilizam o twitter, Facebook, Orkut e outras redes sociais, a participação deles no uso e edição de textos da Wikipedia é pequena. Por outro lado, a grande maioria dos brasileiros são responsáveis pela publicação e edição dos textos feitos em português - o que indica a importância que a Wiki está adquirindo no país.

Wadhwa tem um carinho especial pelo Brasil porque sua esposa é brasileira. Ele fala algumas palavras em português e se emociona quando está por aqui. "Minha esposa precisou viajar para conseguir seu título de Ph.D, sendo que não precisava. Ela ainda teve que enfrentar a resistência dos pais, especialmente numa época em que as mulheres não estudavam muito", lembrou. "O Brasil, agora, está vivenciando um momento muito importante, em que coisas ótimas estão acontecendo. Vocês têm o poder de influenciar o mundo positivamente, com suas ideias, criatividade e inovação", finalizou.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte