Guia da Semana

Informática em Alta

Aumento do acesso a computadores e à internet garante mercado de trabalho aquecido na área de tecnologia de informação

O brasileiro tem cada vez mais acesso a computadores e à internet. É o que apontam pesquisas recentes como a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e a Pesquisa Anual de Uso da Informática, divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com a PNAD, 67,9 milhões de pessoas com 10 ou mais anos de idade declararam ter usado a Internet em 2009, um aumento de 12 milhões (21,5%) em relação a 2008. Em 2005, a internet tinha 31,9 milhões de usuários, o que significa uma elevação de 112,9% em quatro anos.

Já a Pesquisa Anual de Uso da Informática mostra que o número de computadores no Brasil deve praticamente dobrar nos próximos quatro anos, saltando de 77 milhões em 2010 para 140 milhões em 2014. Segundo o levantamento, hoje o país conta com 2 computadores para cada cinco habitantes. Em 2014, a proporção será de 2 para 3.

O número crescente de usuários faz aumentar a necessidade de inovação, tecnologia, manutenção e mão de obra qualificada para o setor, uma das áreas mais promissoras no mercado de trabalho. "A Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação - Brasscom estima que faltam cerca de 100 mil profissionais com formação específica na área de tecnologia no país. O Brasil precisa de mais profissionais de TI para se tornar uma grande potência no mercado de software mundial", afirma Ozeas Vieira Santana Filho, coordenador da área de tecnologia da informação do Senac São Paulo.

Novas Opções

Para atender à demanda, o Centro Universitário Senac criou para 2011 dois cursos superiores na área de tecnologia da informação: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, desenvolvido com o apoio da IBM, e Tecnologia em Sistemas para Internet, ideal para quem busca formação no desenvolvimento de conteúdo para web.

O curso  Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem como objetivo formar profissionais competentes para atuar em todos os processos de análise e desenvolvimento de sistemas de uma empresa: concepção, planejamento, desenvolvimento, implementação e acompanhamento da produção.

O profissional graduado nesse curso estará apto para atuar em organizações de TI, seja em empresas prestadoras de serviços ou companhias que desenvolvam sistemas. As disciplinas são voltadas para as necessidades do mercado com foco na análise e desenvolvimento de sistemas, atrelados às principais plataformas tecnológicas e à visão corporativa.

Já o curso  Tecnologia em Sistemas para Internet busca formar profissionais que trabalhem em todas as etapas do desenvolvimento de aplicações e sistemas para web, desde a sua concepção, planejamento e produção até a implantação e o controle.

O profissional que ingressar nessa área poderá atuar em empresas de qualquer porte que trabalhem com desenvolvimento de projetos interativos para web e para tecnologias móveis. "Estará apto a integrar equipes como membro e como líder, atuando como profissional contratado ou como autônomo. Terá plenas condições de criar e administrar sua própria empresa, prestando serviços que primam pela excelência em qualidade", comenta Richard Martelli, também coordenador da área de tecnologia da informação do Senac São Paulo.

Para garantir total aproveitamento das aulas e rápida inserção no mercado de trabalho, o Senac oferece infraestrutura completa, laboratórios de última geração e professores com ampla experiência profissional.

Serviço
Inscrições para o Vestibular 2011 do Centro Universitário Senac
Período: de 27/8 a 21/11
Taxa de inscrição: R$ 80
Data da prova: 4/12
Resultado: 16/12
Matrículas: 17 e 18/12
Inscrições: somente pela internet (www.sp.senac.br/vestibular). O vestibulando encontra instruções para preencher sua ficha online e pagar a taxa de inscrição

Siga o Senac também no Twitter: www.twitter.com/senacsaopaulo


Foto: Getty Images

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte