Guia da Semana

Foto: www.conradeditora.com.br / Didier Lefèvre

Jornalismo e histórias em quadrinhos se misturam para a formação de um novo gênero, a obra O Fotógrafo mescla com harmonia fotos em preto e branco com desenhos coloridos, que completam a seqüência de quadros conforme o leitor avança pelas páginas. O enredo aborda a viagem feita em 1986 pelo francês Didier Lefèvre para o Afeganistão, em guerra na época com a União Soviética. Acompanhado com um grupo de Médicos Sem Fronteiras, relata sobre a aventura vivida de maneira dinâmica enquanto, munido de sua câmera, registrava as cenas dos conflitos e de seu cotidiano.

As dificuldades e os perigos enfrentados durante sua estadia no debilitado pais o marcaram de tal maneira que o influenciou a realizar o trabalho, dividido em três volumes. Nas condições precárias vivenciadas junto com a equipe de saúde, o autor pode sentir na pele o sofrimento da população, dos guerrilheiros Mujahedin, responsáveis por colocar o Talibã no poder no futuro, e presenciar de perto a ação dos soldados invasores. A falta de costume em relação ao terreno, na maioria das vezes, trilhas em montanhas de aparência áspera e vegetação escassa são fatores que aumentam o desgaste, tanto físico quanto psicológico.

As próprias fotos tiradas durante sua experiência se unem aos quadrinhos assinados por Emmanuel Guibert, contanto também com a diagramação e cores de Frédéric Lemercier. Através das informações a complexidade do Afeganistão começa a ser desvendado, todos os relatos e os diversos personagens presentes durante a viagem enriquecem o conhecimento do leitor em relação ao assunto abordado.

Veja o preview
O Fotógrafo: Volume 2

O Fotógrafo: Volume 1
Guibert, Lefèvre e Lemercier
Editora Conrad
Quantidade de páginas: 88
Preço: R$ 46,00
ISBN: 857616-204-0

O Fotógrafo: Volume 2
Guibert, Lefèvre e Lemercier
Editora Conrad
Quantidade de páginas: 88
Preço: R$ 46,00
ISBN: 857616-277-3

Atualizado em 6 Set 2011.