Guia da Semana

Ioga infantil

Aulas de ioga divertem as crianças e trazem resultados dentro e fora da escola

Por Meriane Morselli



Judô, natação, ballet, música e informática são atividades normalmente praticadas em pré-escolas e primários. A variedade oferecida pelas escolas aumenta a cada ano e uma das novidades são as aulas de ioga. A prática milenar que veio da Índia chega ao ensino dos pequenos para ajudar corpo e mente.

Segundo especialistas, o recomendado é que a atividade seja praticada a partir dos 3 anos de idade. Dentro e fora da escola, o resultado para a "criançada zen" tem sido satisfatório. É o que diz a pedagoga Tathy Morselli, que ensina a prática indiana para crianças de 6 anos numa escola bilíngüe em Moema, na capital paulistana.

As aulas, que duram em média 20 minutos e acontecem desde fevereiro, sempre são muito divertidas e mexem com corpo e mente dos pequenos. Segundo a educadora, o que as crianças mais gostam são os exercícios que envolvem torção e força. Mas não ficam fora aqueles que mexem com respiração e incentivam a meditação. Ela alerta também para o fato de que ioga não substitui a educação física e que o ideal é que as atividades sejam associadas.

Quanto ao risco de dores e lesões musculares a recomendação é: se doer, pare imediatamente. Para as crianças, as posições de ioga não são de permanência, é fazer o exercício e terminar. A professora ressalta que, apesar da técnica trabalhar de uma forma que evita ao máximo que as pessoas se machuquem, é sempre bom ficar atento para não se machucar.

Fora da escola, o método também tem agradado aos pais. "Muitas famílias me procuraram para falar de como as crianças estão motivadas com a nossa prática", afirma Tathy. Melhorar o desempenho da criançada na sala de aula também está entre os objetivos das sessões de ioga. A educadora conta que assim como nos exercícios, as crianças podem com concentração, vontade e motivação construir novas possibilidades. Isso se aplica tanto na prática da nova atividade quanto no conhecimento do mundo.

Atualizado em 1 Dez 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte