Guia da Semana

Foto: Reprodução/Reuters

Thomaz Bellucci era um dos maiores alvos de grandes expectativas nos Jogos Olímpicos de Pequim. Afinal, devido aos seus ótimos resultados, o tenista é bastante comparado a Gustavo Kuerten, o Guga, que é considerado o maior nome do tênis masculino no Brasil e chegou a ocupar o primeiro lugar do ranking mundial.

Porém, os bons resultados em Pequim não vieram como esperado e Bellucci foi eliminado logo em sua estréia pelo eslovaco Dominik Hrbaty. Para o tenista, "faltou acreditar que ele poderia vencer". No entanto, Bellucci tem apenas 20 anos e se seguir no ritmo em que estava antes de chegar aos Jogos, tem grandes chances de disputar as Olimpíadas de Londres, em 2012.

Há apenas dois anos disputando competições oficiais e que contam pontos para a ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), o tenista já é o número um do esporte no Brasil. E, se no início de 2006, ele estava abaixo dos 800 melhores tenistas do mundo, dois anos após sua estréia como profissional, Bellucci já figura na 85ª posição. O tenista se consagrou de vez como uma das maiores promessas do esporte brasileiro depois de conquistar quatro títulos em competições challengers: Bellucci venceu em Florianópolis (Brasil), Tunis (Tunísia), Rabat (Marrocos) e Santiago (Chile).

Atualizado em 6 Set 2011.