Guia da Semana


Vestidos feitos com hello kittys ou sapos de pelúcias, corpo coberto com acessórios que remetem a bolhas de sabão, botão capilar ou ainda um laço gigante vermelho na cabeça. Todos esses figurinos excêntricos não poderiam remeter a outra pessoa se não à nova diva do pop, Lady Gaga.

Com apenas 24 anos, a cantora nova-iorquina recebeu diversas premiações internacionais, como o Grammy e MTV Vídeo Music Awards. Seus singles não saem das paradas de sucesso e seus videoclipes batem recordes de audiência, conquistando uma legião de fãs ao redor do mundo.

Mas o que chama mesmo a atenção, por onde quer que ela passa, são os seus looks nada convencionais, que deixam o público a espera da próxima improvável produção. "Ela é uma camaleoa, que está sempre se reinventando, não tem medo de ousar e por isso que ela é vista e comentada", acredita Milla Mathias, consultora de moda e imagem.

Stefani Joanne Angeline Germanotta (nome verdadeiro de Lady Gaga) aposta nas mais inusitadas composições, que ora lembra a moda dos anos 80 e ora um estilo futurista, sempre com uma pegada sexy. Há quem diga que ela se inspira em ícones do pop como Madonna, Christina Aguilera ou ainda David Bowie para compor seus vestuários performáticos.

Foto: Reprodução


Comparações a parte, fato é que a musa do momento não poupa esforços para atrair os holofotes. Na noite do MTV Vídeo Music Awards de 2009, Gaga desfilou com seis diferentes trajes alegóricos. Entre eles, um vestido vermelho rendado que ia do joelho até a cabeça, cobrindo todo o seu rosto, com o qual recebeu a estatueta de artista revelação.

Os criadores

Por trás de toda essa produção impecável está a "Haus of Gaga", coletivo formado por criativos maquiadores, estilistas, designers, fotógrafos e até diretores de criação. Braço direito da diva, a equipe é responsável por compor os figurinos de seus shows, videoclipes e aparições públicas seja em programas televisivos ou em qualquer passeio pela cidade.

Outro segredo de seus looks fantásticos é que eles recebem mãos de ouro de mestres da moda, como o falecido britânico Alexander Mc Queen. No videoclipe Telephone ela aparece com um penteado feito com latas de coca-cola, em homenagem a ele que era um dos seus criadores preferidos.

Visual de diva

Foto: Reprodução


Os maiôs, corsets e hot pants (espécie de short curto) entram na lista dos vestuários preferidos de Gaga, que gosta de exibir sempre suas pernas torneadas. Cores berrantes numa maquiagem sempre forte e acessórios exagerados com aplicações geométricas complementam o figurino nada discreto da estrela.

Uma de suas marcas registradas é aparecer com os mais exóticos penteados. Quando não está com uma peruca colorida, os fios loiros platinados acompanham inusitados chapéus, coroas, botões capilares ou laços como o da Minnie, personagem da Disney.

Abusa dos sapatos com saltos altíssimos, sejam nas sandálias com tiras que amarram, scarpins coloridos, peep toes brilhantes ou botas de couro compridas. Gaga não abre mão também dos grandes óculos escuros, não importa se é de noite ou de dia. Além disso, máscaras e as mais variadas luvas integram a produção da atual ícone fashion.

Foto: Reprodução


Quer imitar?

Se você é alucinada pelos looks extravagantes de Lady Gaga e quer compor um visual como o dela, a dica é escolher um ou outro acessório mais ousado, como um peep toe platinado ou um corset de renda, e incluir na produção para a balada.

Mas copiar 100% o estilo nada convencional da diva é um tanto quanto perigoso e pode parecer que está fantasiada, como ressalta a consultora de moda e imagem, Milla Mathias. "Até porque a moda que vem por aí é justamente o oposto: mais clean".

Atualizado em 6 Set 2011.