Guia da Semana

Foto: Reprodução/Moacyr Lopes Junior

Depois de encantar o público com seu talento e também com sua sensibilidade, a ginasta Jade Barbosa chega a sua primeira Olimpíada como uma das grandes chances de medalha para a ginástica artística brasileira. Considerada a principal estrela da equipe, Jade conquistou a vaga nos Jogos de Pequim depois de ganhar o bronze no individual geral da última Copa do Mundo e as três medalhas nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

Que Jade realmente é uma das favoritas às medalhas em Pequim, todos sabem. Mas a ginasta prefere manter a humildade e, apesar de dizer que fará o seu melhor, não assume o favoritismo. Afinal, a responsabilidade é grande: as ginastas brasileiras nunca conquistaram uma medalha olímpica.

Jade foi revelada pelo Flamengo e se destacou ainda como juvenil. No Pré-Pan do Rio de Janeiro, a ginasta foi escolhida para substituir Daiane dos Santos. No Pan de 2007, Jade deu motivos de sobra para ser considerada a nova estrela da equipe: conquistou uma medalha de ouro no salto, uma de prata por equipes e uma de bronze no solo.

Atualizado em 6 Set 2011.