Guia da Semana

Leite, nem pensar!

Adorado pelas mães, a bebida é rejeitada por pequenos que sofrem com intolerância a lactose. Conheça os sintomas e saiba como substituir a alimentação

Fotos: Getty Images


Primeiro nutriente dos mamíferos, o leite é considerado pelas mamães como o alimento mais completo. Também pudera, além de ser a fonte nutricional exclusiva dos pequenos nos primeiros meses de vida, é através da amamentação que as mulheres reforçam os vínculos afetivos com os filhos e enviam anticorpos que ajudam na defesa do organismo. Mas o que deve ser feito quando os pimpolhos demonstram rejeição à bebida láctea e o simples ato de beber ou comer seus derivados ocasionam gases, estufamento do abdômen e até cãibras.

Diagnosticando

O nome disso é intolerância a lactose. Com ela, a pessoa apresenta deficiência na produção da lactase, enzima da flora intestinal responsável por quebrar as moléculas de lactose, encontrada no leite. Sem isso, o organismo fica impossibilitado de absorvê-la, junto com todos os seus nutrientes. O distúrbio tem maior freqüência em adultos, mas fatores genéticos, gravidez de risco e excesso de antibióticos no organismo influenciam a aversão das crianças à proteína.

Alguns sintomas dos bebês podem ser notados pelos pais, como perca de peso, irritação, choro frequente, cabelos quebradiços e urticária. Se o especialista não for procurado a tempo, o desenvolvimento nessa fase é afetado. "Isso acontece porque nos dois primeiros anos de vida, as crianças têm o leite como maior fonte de alimentação e nutrientes", aponta Liliane Oppermann, nutróloga e diretora da Associação Médica Brasileira de Ortomolecular.

Substituir



Após o diagnóstico, o profissional pode suplementar a alimentação na forma de gotinhas de vitaminas, pó para ser misturada aos líquidos ou mesmo em cápsula, junto com a comida. Frutas, vegetais e cereais com complexo B são recomendadas para auxiliar a nutrição por volta dos quatro meses. Para os maiores de dois anos, alimentos como o ovo e a carne são indispensáveis, uma vez que o leite, uma grande fonte de proteínas, foi eliminado.

A reversão da intolerância a lactose é possível, mas freqüentemente realizado em jovens e adultos, com uma alimentação bem equilibrada e cheia de nutrientes, evitando corantes, conservantes, ou qualquer composto artificialmente criado. O importante é priorizar compostos orgânicos e controlar doces, açúcar e frituras. O Omega 3, encontrado no olho de linhaça, peixes e frutos do mar, auxiliam na melhoria da flora intestinal.

Atenção!



Liliane pede cuidado na hora de dar um diagnóstico caseiro e precipitado, para não confundir intolerância com a alergia ao leite. "A alergia é um problema parecido, mas que não atua somente com a enzima, mas em todo o leite e seus derivados, como o queijo, iogurte, etc". Os sintomas para a alergia são identificados mais rapidamente, com problemas respiratórios, inchaço nos olhos e nos lábios, espirros e tosses.

No primeiro caso, uma dieta com produtos industrializados com a enzima lactase ou compostos com a lactose retirada podem ser consumidos - não necessariamente à base de soja. Já na alergia, a rejeição é total.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte