Guia da Semana

Fotos: Getty Images


Primeiro nutriente dos mamíferos, o leite é considerado pelas mamães como o alimento mais completo. Também pudera, além de ser a fonte nutricional exclusiva dos pequenos nos primeiros meses de vida, é através da amamentação que as mulheres reforçam os vínculos afetivos com os filhos e enviam anticorpos que ajudam na defesa do organismo. Mas o que deve ser feito quando os pimpolhos demonstram rejeição à bebida láctea e o simples ato de beber ou comer seus derivados ocasionam gases, estufamento do abdômen e até cãibras.

Diagnosticando

O nome disso é intolerância a lactose. Com ela, a pessoa apresenta deficiência na produção da lactase, enzima da flora intestinal responsável por quebrar as moléculas de lactose, encontrada no leite. Sem isso, o organismo fica impossibilitado de absorvê-la, junto com todos os seus nutrientes. O distúrbio tem maior freqüência em adultos, mas fatores genéticos, gravidez de risco e excesso de antibióticos no organismo influenciam a aversão das crianças à proteína.

Alguns sintomas dos bebês podem ser notados pelos pais, como perca de peso, irritação, choro frequente, cabelos quebradiços e urticária. Se o especialista não for procurado a tempo, o desenvolvimento nessa fase é afetado. "Isso acontece porque nos dois primeiros anos de vida, as crianças têm o leite como maior fonte de alimentação e nutrientes", aponta Liliane Oppermann, nutróloga e diretora da Associação Médica Brasileira de Ortomolecular.

Substituir



Após o diagnóstico, o profissional pode suplementar a alimentação na forma de gotinhas de vitaminas, pó para ser misturada aos líquidos ou mesmo em cápsula, junto com a comida. Frutas, vegetais e cereais com complexo B são recomendadas para auxiliar a nutrição por volta dos quatro meses. Para os maiores de dois anos, alimentos como o ovo e a carne são indispensáveis, uma vez que o leite, uma grande fonte de proteínas, foi eliminado.

A reversão da intolerância a lactose é possível, mas freqüentemente realizado em jovens e adultos, com uma alimentação bem equilibrada e cheia de nutrientes, evitando corantes, conservantes, ou qualquer composto artificialmente criado. O importante é priorizar compostos orgânicos e controlar doces, açúcar e frituras. O Omega 3, encontrado no olho de linhaça, peixes e frutos do mar, auxiliam na melhoria da flora intestinal.

Atenção!



Liliane pede cuidado na hora de dar um diagnóstico caseiro e precipitado, para não confundir intolerância com a alergia ao leite. "A alergia é um problema parecido, mas que não atua somente com a enzima, mas em todo o leite e seus derivados, como o queijo, iogurte, etc". Os sintomas para a alergia são identificados mais rapidamente, com problemas respiratórios, inchaço nos olhos e nos lábios, espirros e tosses.

No primeiro caso, uma dieta com produtos industrializados com a enzima lactase ou compostos com a lactose retirada podem ser consumidos - não necessariamente à base de soja. Já na alergia, a rejeição é total.

Atualizado em 6 Set 2011.