Guia da Semana

Limpando a alma

Aqui você entra pesado e sai muito mais leve



Vou começar dizendo que o assunto de hoje vale para todas as idades. Crianças, adolescentes, jovens, adultos, terceira idade... Todos têm problemas que parecem monstruosos e sempre acham que nunca serão resolvidos. É assim mesmo, não pense que só você aí do outro lado da tela pode sofrer de amor, se questionar quanto à profissão, passar um aperto financeiro, ter problemas com pai e mãe ou a indecisão sobre morar sozinho ou não.

A única saída é aprender a se conhecer melhor, encontrar dentro de si respostas para suas dúvidas e enfrentar os problemas com a maturidade correspondente à sua idade. Simples né? Não, nada disso! Conhecer a si mesmo é uma tarefa difícil e muito. Mas, para dar suporte às loucuras interiores de cada um existe uma palavrinha mágica: terapia!

Certeza que um dia você já ouviu seus pais tendo uma daquelas brigas, básicas em qualquer relacionamento onde exista amor, e soltando a frase: "Vai se tratar!" Agora traduzindo a frase: "Vai fazer terapia!". A terapia deveria ser atividade obrigatória na escola, em todas as fases da vida, começando lá pelos 10 ou 12 anos e estendendo até a velhice. Uma sessão de uma hora por semana, com um bom psicólogo (ou terapeuta), pode ser uma verdadeira limpeza para a alma.

Você chega ao consultório, se acomoda em um lugar bem confortável e conta para a pessoa que está ali, pronta e exclusivamente para te escutar, seus problemas, medos, insatisfações. Conta tudo! Abre o coração! Encara esse profissional como um terceiro ouvido e deixa rolar. Aproveita o momento para desabafar, literalmente. Claro, existem diversos tipos de terapia, com base em Freud, Jung, Wilhelm Reich... Mas, de verdade, não importa o método ou a base dessa terapia, o importante é você encontrar um profissional com que se sinta bem e consiga ´soltar o verbo´. Afinal, não é o método e nem o terapeuta que irá realmente te ajudar, é VOCÊ! Acredite você é o seu melhor terapeuta, apenas não sabe disso, por isso precisa de um empurrãozinho.

Outra possibilidade deliciosa é a terapia em grupo. Só mulheres, só homens, mista, isso você escolhe, o que vale aqui é a troca. Você ouve os problemas dos outros participantes do seu grupo, se encontra em algumas histórias e consegue minimizar seus problemas em outras. O grupo traz vantagens e desvantagens. A desvantagem é que você vai partilhar de outros problemas que não são os seus e, muitas vezes, o tempo é insuficiente para que todos os integrantes se exponham. A vantagem é que você fala, ouve, encontra tempo para pensar, divide seus problemas, aconselha e ainda pode fazer novos amigos. No grupo, um acaba cuidando do outro e isso é bom.

Enfim, em vez de devorar aquela caixa de chocolate quando brigar com o namorado, cutucar as espinhas do rosto, roer as unhas de ansiedade ou estourar com o primeiro que aparecer na frente: faça terapia! Você procura, você escolhe e você ganha. Dê uma mãozinha ao bicho de sete cabeças que habita em você.

Leia também:

? Ciúme além do amor

? Nós temos a força!



Quem é a colunista: Tatiana Carboni

O que faz: Jornalista, Diretora da C+L Comunicação em Negócios e apaixonada por gatos.

Pecado gastronômico: Massas, Mc Donald´s e Io-Iô Cream (nossa, que gorda!)

Melhor lugar do Brasil: Minha cama, seja onde ela estiver, com meus dois gatos - Elga Maria e Bred Pit Augusto. Confesso que gostaria que minha cama estivesse em algum lugar entre Recife, Fortaleza e Salvador.

Fale com ela: tatianacarboni@gmail.com

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte