Guia da Semana



Vou começar dizendo que o assunto de hoje vale para todas as idades. Crianças, adolescentes, jovens, adultos, terceira idade... Todos têm problemas que parecem monstruosos e sempre acham que nunca serão resolvidos. É assim mesmo, não pense que só você aí do outro lado da tela pode sofrer de amor, se questionar quanto à profissão, passar um aperto financeiro, ter problemas com pai e mãe ou a indecisão sobre morar sozinho ou não.

A única saída é aprender a se conhecer melhor, encontrar dentro de si respostas para suas dúvidas e enfrentar os problemas com a maturidade correspondente à sua idade. Simples né? Não, nada disso! Conhecer a si mesmo é uma tarefa difícil e muito. Mas, para dar suporte às loucuras interiores de cada um existe uma palavrinha mágica: terapia!

Certeza que um dia você já ouviu seus pais tendo uma daquelas brigas, básicas em qualquer relacionamento onde exista amor, e soltando a frase: "Vai se tratar!" Agora traduzindo a frase: "Vai fazer terapia!". A terapia deveria ser atividade obrigatória na escola, em todas as fases da vida, começando lá pelos 10 ou 12 anos e estendendo até a velhice. Uma sessão de uma hora por semana, com um bom psicólogo (ou terapeuta), pode ser uma verdadeira limpeza para a alma.

Você chega ao consultório, se acomoda em um lugar bem confortável e conta para a pessoa que está ali, pronta e exclusivamente para te escutar, seus problemas, medos, insatisfações. Conta tudo! Abre o coração! Encara esse profissional como um terceiro ouvido e deixa rolar. Aproveita o momento para desabafar, literalmente. Claro, existem diversos tipos de terapia, com base em Freud, Jung, Wilhelm Reich... Mas, de verdade, não importa o método ou a base dessa terapia, o importante é você encontrar um profissional com que se sinta bem e consiga ´soltar o verbo´. Afinal, não é o método e nem o terapeuta que irá realmente te ajudar, é VOCÊ! Acredite você é o seu melhor terapeuta, apenas não sabe disso, por isso precisa de um empurrãozinho.

Outra possibilidade deliciosa é a terapia em grupo. Só mulheres, só homens, mista, isso você escolhe, o que vale aqui é a troca. Você ouve os problemas dos outros participantes do seu grupo, se encontra em algumas histórias e consegue minimizar seus problemas em outras. O grupo traz vantagens e desvantagens. A desvantagem é que você vai partilhar de outros problemas que não são os seus e, muitas vezes, o tempo é insuficiente para que todos os integrantes se exponham. A vantagem é que você fala, ouve, encontra tempo para pensar, divide seus problemas, aconselha e ainda pode fazer novos amigos. No grupo, um acaba cuidando do outro e isso é bom.

Enfim, em vez de devorar aquela caixa de chocolate quando brigar com o namorado, cutucar as espinhas do rosto, roer as unhas de ansiedade ou estourar com o primeiro que aparecer na frente: faça terapia! Você procura, você escolhe e você ganha. Dê uma mãozinha ao bicho de sete cabeças que habita em você.

Leia também:

? Ciúme além do amor

? Nós temos a força!



Quem é a colunista: Tatiana Carboni

O que faz: Jornalista, Diretora da C+L Comunicação em Negócios e apaixonada por gatos.

Pecado gastronômico: Massas, Mc Donald´s e Io-Iô Cream (nossa, que gorda!)

Melhor lugar do Brasil: Minha cama, seja onde ela estiver, com meus dois gatos - Elga Maria e Bred Pit Augusto. Confesso que gostaria que minha cama estivesse em algum lugar entre Recife, Fortaleza e Salvador.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.