Guia da Semana






Ano de vestibular e muitos jovens se veem diante do primeiro grande desafio de suas jornadas. Enquanto para alguns 2010 ficará marcado pela disputa da Copa do Mundo ou pelas eleições à presidência, para milhares de adolescentes será o início da corrida contra o tempo na busca por vagas nas principais faculdades e universidades do país.

Uma das etapas mais temidas do vestibular, as questões referentes às obras literárias exigem do concorrente árdua dedicação e intermináveis horas frente aos livros. Mas ao contrário do que se imagina, quando exaustivas horas de estudo parecem ser o caminho certo, a professora de literatura Giselle Cavaglieri destaca alguns métodos que podem tornar a maratona de leitura mais interessante, além de ajudar no desempenho na hora prova.

Especialista no assunto, a professora destaca alguns métodos que são fundamentais durante o processo de preparação para os vestibulares:

- Livros considerados complexos e de conteúdo mais denso devem ser escolhidos ainda no primeiro semestre do ano, quando o processo de preparação está apenas no começo e as obras são melhor assimiladas.

- Grupos de estudo, pesquisas na internet, revistas ou em outros meios de referência, além do auxílio de professores, podem ser uma contribuição fundamental para a compreensão dos livros.

- Preferencialmente, optar pela leitura de obras que reúnam enredos, contextos e temas comparativos, o que contribuirá para uma melhor interpretação e assimilação do foco narrativo dos autores e suas características de tempo, espaço e cotidiano.

- Para que tantas histórias, conteúdos e diversos enredos não sejam esquecidos ou confundidos no momento da prova, uma boa recomendação para os estudantes é a busca por filmes, peças teatrais ou outras formas que contribuam nas questões.

- Comprometimento é a principal dica para aqueles que buscam um satisfatório desempenho nos vestibulares. E considerando o grande número de livros que deverão ser lidos, o prazo indicado para a leitura de cada obra é de no máximo 20 dias.

Confira a lista de obras da Fuvest para o vestibular 2011

- Auto da barca do inferno - Gil Vicente
- Iracema - José de Alencar
- Vidas secas - Graciliano Ramos
- Capitães da areia - Jorge Amado
- Antologia poética (com base na 2ª ed. aumentada) - Vinícius de Moraes
- Dom Casmurro - Machado de Assis
- O Cortiço - Aluísio Azevedo

Atualizado em 25 Abr 2012.