Guia da Semana

Fotos: Divulgação

A cantora no show de lançamento de seu primeiro CD.

Uma garota com uma rotina bem normal e que, apesar dos compromissos profissionais, consegue sair com os amigos, ir ao cinema e cair na balada. Assim é Manu Gavassi, a jovem cantora e compositora que, com apenas 18 anos, se tornou, nada mais, nada menos, uma das promessas da música teen no Brasil. Dona de hits como Garoto Errado, um pop rock que conta a história de uma paixão que não saiu do papel, e da baladinha Planos Impossíveis, essa garota cheia de atitude chegou para ficar no coração da galera.

O sucesso de Manu começou em 2009, quando ela foi uma das 35 garotas selecionadas para participar da Galera Capricho, grupo formado anualmente para ajudar nas matérias publicadas pela revista homônima. Uma das repórteres ouviu as amigas dizendo que Manu Gavassi cantava bem e pediu um vídeo para colocar no site da Capricho.

Rumo ao estrelato



Com a boa recepção do trabalho, onde ela cantava covers e composições próprias, a garota foi convidada para participar do episódio final da websérie Vida de Garoto, estrelada pelos colírios Dudu, Renan, Caíque e Frederico. Logo, essa capricorniana de talento - nascida no dia 4 de janeiro de 1993- lançou seu primeiro CD, chamado Manu Gavassi. O álbum contém 12 faixas escritas por ela e uma especialmente feita por Lucas Silveira, da banda Fresno, que a presenteou com a canção Canta Comigo.

O baterista Daniel Weksler, da NX Zero, também fez participação especial gravando a bateria dessa música e de Tudo o Que eu Quiser- Yeah, balada com forte pegada pop. Além deles, também participam o produtor Eric Silver, responsável por artistas como a cantora Miley Cyrus, que fez a parte de violinos, banjos e fiddle do disco.

Companhias de sucesso


A cantora e Di Ferrero, no dueto da música Cartas para Você.

Para lançar o álbum, Manu fez o primeiro grande show de sua carreira em março deste ano, durante uma apresentação na Via Funchal, em São Paulo (SP). O espetáculo foi marcado por muitas participações especiais, com participação os garotos da Capricho e do cantor do NXZero Di Ferrero, num dueto em Cartas para Você.

Na segunda parte do show, Manu fez uma surpresa para os presentes, cantando quatro músicas escolhidas pelos fãs no Twitter: Catch Me, de Demi Lovato; You Belong With Me, de Taylor Swift; Naturally, de Selena Gomez, e We R Who We R, da cantora Ke$ha.

Em entrevista por e-mail ao Guia da Semana, Manu Gavassi conta sobre o início de sua carreira, diz que a cantora Sandy é uma grande referência musical e fala de sua rotina de garota "bem normal". Confira:

Guia da Semana: Como começou a sua história no mundo da música?
Manu Gavassi: Sempre gostei de música desde pequena, quando meu pai tocava violão em casa e eu cantava. Mas, aula de canto e violão mesmo, eu só comecei aos 15 anos. Ele também me influenciou muito com o gosto musical, porque tem uma coleção enorme de CDs e desde bem novinha eu lembro dele ouvindo-os.

Guia da Semana: Onde você busca inspiração na hora de compor?
Manu Gavassi: Na minha vida, nas coisas que acontecem comigo. Em tudo mesmo! [risos]

Guia da Semana: Você pode nos contar como foi parar na Galera Capricho?
Manu Gavassi: Mandei minha ficha de inscrição e fui selecionada, simples assim!

Guia da Semana: Quando você percebeu que era um sucesso?
Manu Gavassi: Eu percebi que estava começando a chamar a atenção quando meus vídeos do YouTube começaram a ter muitos views. E, de lá pra cá, eu me surpreendo sempre quando alguém vem falar comigo sobre as músicas, o disco. É sempre muito especial!

Guia da Semana: Qual é a sensação de lançar o seu primeiro CD? Ainda mais sendo produzido pelo Rick Bonadio, um profissional super gabaritado no mercado (hoje ele também é jurado do programa Ídolos, na Record), em parceria com André Jung, baterista da extinta banda Ira!.
Manu Gavassi: Foi um sonho realizado, daqueles que agente até acha que é impossível, sabe? [risos] E trabalhar com esses profissionais tão importantes foi uma honra mesmo, porque eles realmente sabem o que estão fazendo. Foi uma grande experiência profissional e pessoal também.

Guia da Semana: Por conta do seu estilo musical, ou mesmo o modo de se vestir, alguns falam que Manu Gavassi é a nova Sandy. O que você pensa sobre isso?
Manu Gavassi: Acho demais! Sou mega fã da Sandy desde pequena, ela é uma das maiores referências que eu tenho como artista.

Guia da Semana: No futuro, você pretende continuar trabalhando com música, ou pretende fazer faculdade e se especializar em alguma outra carreira? Qual seria?
Manu Gavassi: Eu sempre quis fazer faculdade de moda, que é outra área que eu me identifico muito. Mas, por enquanto, meu foco total é na música!

Guia da Semana: Como é sua rotina hoje? Dá tempo de ter a vida de uma garota 'normal', encontrar as amigas, arrumar um namorado?
Manu Gavassi: Fora os compromissos profissionais, tipo ensaiar, fazer show, divulgação e essas coisas, minha rotina é bem normal. Faço academia, aula de canto, saio com meus amigos, vou ao shopping, cinema, balada... Dá tempo, sim, de fazer tudo!

Guia da Semana: Você acredita em destino, Manu? Que as pessoas nascem predestinadas ao sucesso?
Manu Gavassi: Acho que é muito mais trabalho do que destino. E correr atrás do que a gente quer, porque sonhos não se realizam se a gente não se esforçar!

Atualizado em 6 Set 2011.