Guia da Semana

Madeixas da moda

Conheça quais são os cortes infantis que estão em alta e saiba como deixar o cabelo do seu pimpolho sempre em dia

Quem disse que só os adultos podem ter cabelos descolados? Cada dia que passa, as crianças estão mais antenadas nas tendências da moda e querem ficar mais parecidas com as pessoas que admiram. De olho nos gostos dos baixinhos, diversos salões oferecem profissionais especializados em mudar o visual dos pequenos e deixá-los super in. Confira os estilos que fazem a cabeça da criançada e que vão arrasar na próxima temporada.

Para meninas

Foto: Tv Globo (João Miguel Júnior)/ Divulgação

O chanel da atriz global Klara Castanho e o degradê de Suri Cruise, filha de Tom Cruise e Katie Holmes, são exemplos dos cortes que fazem sucesso entre as meninas

Entre os cortes que prometem deixar as madeixas das meninas ainda mais moderninhas, o chanel todo repicado e com franja é o destaque. "Elas gostam do cabelo com degradê na frente e com o comprimento acima da linha do ombro, dando leveza para o rosto. Pedem muito o modelo da atriz e cantora Hilary Duff, que é todo desfiado e tem franja longa", diz Samuel Moreira, hair stylist do salão infantil GlitzMania.

Além de ser super fashion, os cortes mais curtos evitam que a criança fique incomodada com o calor do verão. A franja desfiada dá o toque especial para quem gosta de usar presilhas.  Outra dica importante é deixar a franjinha no máximo na altura da sobrancelha, para não atrapalhar a visão. A atriz-mirim Klara Castanho, que interpretou a personagem Rafaela na novela global  Viver a Vida, é um exemplo de quem usa esse tipo de corte.

Foto: Divulgação

Cabelos mais volumosos e crespos pedem cortes arredondados e apostas em cremes sem enxágue

Para as meninas que têm cabelos mais crespos, o repicado não é indicado. O ideal é optar por cortes mais arredondados e sem franja. O comprimento pode sem maior, para dar mais peso aos fios e diminuir o volume. Fios mais longos também permitem que a criança prenda a cabeleireira na hora da brincadeira. O creme para pentear também é aconselhado, para deixá-los mais domados e mais fáceis de desembaraçar.

Para meninos

Os meninos também não deixam a desejar quando o assunto é vaidade. Inspirados em seus ídolos, os garotos gostam de ficar com um visual descolado. "Entre os garotos, a febre é o corte do cantor Justin Bieber, que é curto e desfiado. Os cortes de alguns jogadores de futebol também estão em alta. O estilo do Casillas, goleiro da seleção da Espanha, batidinho na lateral e com topete, é bastante pedido. O moicano do Neymar também está super em alta", afirma Moreira.

Foto: Divulgação

Arrepiado como o cabelo do goleiro Casillas, da seleção da Espanha, e moicano como o do jogador Neymar, do Santos, estão entre os cortes mais pedidos pelos meninos

Segundo o hair stylist, as tendências infantis masculinas apontam para uma releitura da década de 60, o  que significa um cabelo desfiado e jogado de lado. Mas aqueles que têm madeixas mais volumosas não precisam se sentir out, pois podem apostar em um look mais curto na lateral e repicado em cima. "Quanto mais repicado o corte, mais leve ficará o rosto da criança", garante.

O tradicional tigelinha também pode ganhar uma versão supermoderna. Com as pontas repicadas, é possível usar pomada modeladora e fazer um penteado bagunçado, que fica hiper fashion. "Outro jeito é manter o cabelo um pouco mais curto em cima e um pouco mais comprido e repicado embaixo, como o estilo dos argentinos", sugere Moreira.

Cuidados no dia a dia

Para deixar os fios sempre bonitos, não basta fazer um lindo corte. Os pais devem ficar atentos a outros cuidados importantes, como na hora da lavagem, por exemplo. "Muitas crianças não enxaguam direito o cabelo e isso provoca caspas. A nossa orientação é para que as mães prestem muita atenção na hora do banho e removam completamente os resíduos", alerta Margareth Caeiro de Moraes, proprietária do salão infantil carioca Asa Delta.

Outra recomendação dos profissionais é usar somente xampu e condicionador neutros, que não deixam os cabelos com sensação de peso. "Ao lavar o cabelo, não deixar de secar bastante, para que não ocorram problemas no couro cabeludo. O condicionador pode ser passado, desde que o uso não seja contínuo e não seja aplicado na raiz, só no comprimento e nas pontas. Para cabelos mais volumosos, é bom usar creme para pentear", sugere Samuel Moreira.

Apesar de ser importante secar bem os fios, é necessário ter muito cuidado com o uso do secador, pois o uso diário desse aparelho pode causar ressecamento no couro cabeludo. Também não é recomendado lavar o cabelo da criança à noite. "O mais interessante é somente tirar a umidade diariamente", afirma o especialista.

A frequência de lavagem também deve ser de acordo com o tipo de cabelo. "Os mais crespos não podem ser lavados todos os dias, porque eles já têm um ressecamento natural. No caso dos mais lisos, é possível aumentar o número de lavagens, pois a tendência é de que fiquem mais oleosos com a transpiração", explica Moreira. "Diariamente não é indicado em nenhum caso, pois o couro cabeludo demora 24 horas para secar completamente, o que pode propiciar resfriados", completa.

Para aqueles que têm mais resistência de ir ao cabeleireiro, os pais devem mostrar que aquilo é um passeio prazeroso. "Deixar a criança muito tempo sem cortar o cabelo pode trazer problemas. O indicado é a continuidade. O interessante é levá-la sempre ao salão para que ela se ambiente. Também fazer o possível para levá-la sempre no mesmo salão, para que a criança saiba onde está e o que vai fazer lá", aconselha.

Atualizado em 1 Dez 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte