Guia da Semana

A maternidade foi a inspiração de Madonna para escrever uma série de cinco livros infantis. A saga começou em 2003 com o lançamento do Rosas Inglesas (foto), que já alcançou a marca de 1 milhão de cópias vendidas em todo o mundo. O gancho da história é a inveja, sentimento de um quarteto de amigas pela Binah, a menina mais bonita, mais inteligente e a melhor esportista da escola. Como não poderia deixar de ser, o livro apresenta uma lição de moral em seu final, como todo conto infantil.

O segundo livro saiu dois meses depois, em novembro do mesmo ano, sob o nome de As maças do Sr. Peabody. A história é baseada na própria trajetória da cantora, abordando como os boatos conseguem prejudicar a vida de uma pessoa. Com esta edição, Madonna conseguiu um feito histórico: colocou dois livros na primeira colocação da lista de best-seller do jornal The New York Times.

O terceiro lançamento veio em junho de 2004, com o título de Yakov e os Sete Ladrões (foto) e ensina como a bondade e o perdão são necessidades básicas para abrir as portas do céu. "Quando agimos contra nossa natureza egoísta, fazemos com que milagres aconteçam em nossas vidas e nas daqueles que estão em nossa volta", explica a própria autora. Ilustrado por Gennady Spirin, o livro retrata o ambiente da Europa Oriental do século XVIII. Virou característica da série as belíssimas e elogiadas ilustrações, sempre assinadas por um time qualificado de profissionais.

Em As aventuras de Abdi, Madonna mergulha no mundo árabe através da história do pequeno órfão Abdi e nas ilustrações do casal russo Andrej Dugin e Olga Dugina, responsáveis pelo visual do filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, mania entre os adolescentes. A palavra-chave desta edição é a confiança, que deve se manter constate perante qualquer situação ou obstáculo. O último livro da série, o Enrico de Prada (foto), foi lançado em junho de 2005 e conta a história do homem mais rico e infeliz do mundo até que ele descobre o caminho para a felicidade.

Comercializados em mais de 100 países, o livros infantis da rainha do pop são dedicados às crianças com mais de 6 anos e parte da renda arrecadada com as vendas vai para a fundação cabalística Spirituality for Kids Foundation. Yakov e os sete ladrões faz parte de uma série composta

Atualizado em 6 Set 2011.