Guia da Semana

Foto:Getty Imagens


Mãe.com... parece o nome de uma grande empresa, não é?
Talvez seja, vamos ver:
Mãe, multinacional com tradução em todas as línguas do planeta.
Mãe, multinacional com bases sólidas e muito sucesso aonde quer que seja sua atuação.
Mãe, administradora competente, consegue em sua logística eficaz (muitas vezes sem lógica, ou melhor, com a lógica do amor) administrar casa, trabalho, marido, filhos, cachorro... Ah! E ainda consegue tempo para administrar a si mesma!
Mãe, o melhor exemplo do uso devido da inteligência emocional: carinhosa, amorosa, emotiva, porém, firme, forte, intuitiva, fazendo tudo dar certo!
No início, precisou de treinamento intensivo, pois não sabia "delegar" as tarefas à sua equipe de colaboradores (incluindo o marido!). Queria sozinha e com seu infinito amor, fazer o mundo girar de forma perfeita para atender à sua família. Mas conseguiu, através de suas experiências, delegar algumas tarefas: berçário, escola, babá, avós... mas sem perder de foco seu maior objetivo, estando muito próxima, mesmo que à distância, como um bom empresário cuida de sua empresa.
Mãe real, não a "mãe perfeita" do comercial de creme para assaduras, mas, sem dúvida, a mãe que todo mundo quer.
Mãe crítica e autocrítica: essencial para a revisão de conceitos que proporcionam o crescimento e conforto para o lar. Com grande sensibilidade, percebendo todos os sinais, o que garante o melhor "controle de qualidade".
Mãe total, com imensa força interior, capaz de administrar muitas vidas em jornadas múltiplas, com grande habilidade: interrompendo a reunião de trabalho para orientar o filho mais velho na lição de casa, ligando para a babá lembrando-a de dar o remédio, negociando folgas para freqüentar as reuniões de escola, levando os pequenos a festinhas ou acompanhando o primeiro corte de cabelo do caçula. Vaidosa, gastando "toneladas" de maquiagem para disfarçar as olheiras das noites mal dormidas e ainda encontrando tempo para dar atenção ao maridão (e ganhar também, afinal ela merece!). E sabendo "presentear-se" com uma tarde de folga para compras e um lanchinho no shopping, ou talvez algumas horas num "Spa urbano" para relaxar, pois o bom "profissional" é aquele que investe em si mesmo e se valoriza.
Forte, bela, suave, dura, talvez um pouco inconstante na busca pelo melhor. E tudo isso sem perder sua feminilidade e grandeza.
Essa é a verdadeira mãe, a mãe dos dias atuais, currículo perfeito com pós-graduação, mestrado e doutorado em amor!
Essa é a mãe que hoje quero homenagear: parabéns, mamães da nova era!

Quem é a colunista: Cláudia Fernanda Venelli Razuk
O que faz: Coordenadora Pedagógica do Colégio Itatiaia
Pecado Gastronômico: chocolate
Melhor Lugar de São Paulo: o bairro em que moro (paraíso). É bonito e tem tudo por perto.
Para Falar com Cláudia: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.