Guia da Semana

Foto: Getty Images


Responsabilidade parece um termo sério demais, não é mesmo? Dá a impressão de que vai ser preciso se esforçar muuuito para um dia tornar-se um adulto responsável. Mas se você parar para pensar, vai ver que já assumiu tantos compromissos ao longo da vida - alguns até que nem imaginou existir - e cada um com sua importância em determinada fase. "Um adolescente responsável é aquele que sabe interpretar as regras impostas pela sociedade e lida bem com os limites", explica o psicoterapeuta Alessandro Vianna. Esse tipo de pessoa sabe entender qual é o momento da obrigação e do lazer sem se estressar. De acordo com o especialista, os teens responsáveis só têm a ganhar por terem facilidade em adaptar-se a várias situações e serem valorizados por isso.

Alice Neves é 'o' exemplo de uma adolescente comprometida com a vida. Ela diz que tudo o que faz hoje é sempre pensando em seu futuro. "Tenho de aproveitar minha juventude e estudar muuuito mesmo. A concorrência está muito acirrada e tenho que correr atrás do meu objetivo de vida", fala a estudante, que está prestando vestibular para obstetrícia na Universidade de São Paulo(USP), na unidade Zona Leste da capital paulista.

Foto: Getty Images


Rotina de gente grande

Com apenas 18 aninho anos, Alice enfrenta uma maratona de afazeres todos os dias da semana. Ela costuma acordar cedo, às 7h, e ir para academia. Volta em torno das 9h, estuda em casa até a hora de ir para o cursinho, às 15h10. Depois das 19h, Alice já está em casa, costuma jantar com a família e se entrega aos estudos até às 22h. Além das terças e quintas, que ela faz aulas de inglês pela manhã. Porém, conta que seu dia a dia já foi mais corrido. "No ano passado, eu estava no colégio, fazia academia, aulas de inglês e ainda trabalhava como recepcionista", lembra. Ela pediu aos pais para trabalhar durante o ano de 2009 e confessa que se sente com muito mais disposição e mais útil, quando está empregada.

A estudante diz ter se espelhando no exemplo de vida dos pais e garante que eles jamais precisaram cobrar nada, pois sempre esteve em ordem com suas obrigações. De acordo com o professor de psicologia de adolescentes da Pontifícia Universidade Católica (PUC), Miguel Perosa, a responsabilidade não é uma característica genética, mas sim adquirida. "À medida em que os pais promovem autonomia para as crianças, elas vão aprendendo a se responsabilizar por seus próprios atos e, assim, ao longo da vida", informa. No entanto, o psicólogo alerta que os pais não podem ficar vigiando o filho e cobrando que ele estude o tempo todo, pois menos autonomia gera menos responsabilidade.

Vianna também compartilha da mesma opinião e acrescenta que os pais de um adolescente responsável, conhecedor de seus limites, acabam dando mais liberdade ao filho. Assim, esses jovens têm a possibilidade de usufruir de momentos mais amplos de prazer e diversão, do que se entretendo com o álcool e as drogas. A garotada que cumpre seus deveres não costuma ter problemas com a família, já que sempre corresponde às expectativas dos pais. Os amigos afeiçoam-se mais aos que compartilham da mesma maneira de pensar, pois é na adolescência que eles tendem a buscar pelos iguais. "Minhas amigas possuem o mesmo estilo de vida que eu: gostam de trabalhar, pensam no futuro e contam com boa base familiar", fala Alice. Conciliar obrigações, família, amigos e lazer não é tarefa fácil, mas é possível. É preciso ter disciplina, seguir bons exemplos e saber dosar suas atividades diárias.

Foto: Getty Images


Obediência x Responsabilidade

Quem nunca escutou um adolescente reclamar que leva muita bronca dos pais na hora de estudar e é obrigado a ficar horas na frente dos cadernos? No entanto, o que alguns pais e mães confundem é obediência com responsabilidade. Se esse teen conseguiu cumprir suas tarefas, mas está revoltado com a situação, significa que ele é obediente e não responsável. O que não exclui a possibilidade dele agradecer aos pais, anos mais tarde, por forçá-lo a estudar. "Caso isso aconteça, o estudo forçado virou um hábito e, depois um propósito pessoal", pontua Pedrosa.

Há um outro tipo de adolescente que costuma puxar as responsabilidades para si e assumir coisas que não são tarefas para sua idade, como cuidar dos afazeres de uma casa ou vigiar o irmão mais novo. Pedrosa afirma que, em certas famílias, essa situação é necessária, mas não provocaria trauma se a mãe conversasse com o adolescente e não impusesse responsabilidades que não lhe cabem. Vianna ressalta que o teen responsável em excesso pode camuflar um ser humano tímido, introspectivo e, muitas vezes, infeliz. "O excesso de comprometimento pode ser um tipo de fuga", alerta.


Atualizado em 6 Set 2011.