Guia da Semana


É comum na vida um período em que as garotas verdadeiramente tornam-se "Marias vão com as outras". O medo de não ser aceita por determinado grupo social, a preocupação excessiva com a opinião dos outros, a adequação a esse maluco mundo ditado pela mídia, as amizades inseparáveis, inquebráveis e, nunca, jamais substituíveis, a difícil missão que é o crescer e a pressão da moral de uma sociedade conservadora e retrógrada fazem com que elas encontrem uma solução sendo iguais uma as outras. O grupo acaba se tornando um escudo protetor, as protegendo da vida real.

Se uma vai de saia, todas as amigas também vão. Se esta aqui está de calça, pode ter certeza que as outras também estarão. Para ir à balada, o look é construído entre todas, passo a passo, ou melhor, Maria a Maria. Mas, não é restrita só à moda essa padronização, alguns grupos chegam a ser, pensar, sentir e agir da mesma forma, e é aí que está o problema. A Maria vai com a roupa, o cabelo, o gosto, o bom senso, a família e, se puder, até com a personalidade, a vida e o namorado da outra. Desta forma, a individualidade de cada uma é perdida e sucumbir à lavagem cerebral que o capitalismo faz nas pessoas fica mais fácil.

Uma simples Maria, clone de tantas outras, será incapaz de dizer não para o perfil loiro, liso, magro, fino e arrebitado, simplesmente passará a absorver tudo, sendo um mero reflexo de um padrão pré-determinado. Cuidado garotas, a busca pela aceitação social não deve fazer ninguém querer ser outra pessoa, pelo contrário, deve reafirmar cada vez mais a personalidade própria.

"Ser" outra pessoa não é o que nos faz bonita, feliz ou confiante em si mesma, e sim ter um estilo próprio, estar bem da forma que gosta, usar aquela roupa toda colorida que, com certeza, é única e saber escolher, opinar e dizer não. O melhor que você pode fazer por sua vida é ser você mesma!

Quem é a colunista: Cristhine Marques - uma leitora assídua, escritora renomada de diários pessoais e movida a música.

O que faz: estagiária de jornalismo da Editora Segmento MC.

Pecado gastronômico: Massas, queijo, molho, sei lá, comer!!.

Melhor lugar do Brasil: Minha mente, meu refúgio.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.