Guia da Semana

Melhores filmes infantis de 2014

Relembre os melhores lançamentos do ano para as crianças

Pequenos e grandes fãs de animação tiveram em 2014 um ano cheio de boas surpresas. Desde a primeira semana do ano, o lançamento de “Frozen – Uma Aventura Congelante” já anunciava uma temporada fora do comum, com novos temas e novos personagens inesquecíveis.

De fato, o ano trouxe uma boa safra de roteiros inteligentes, tanto nas animações quanto nos filmes infantis com atores. Muitos lançamentos apostaram na sensibilidade das crianças, como “Como Treinar o Seu Dragão 2” e “Uma Viagem Extraordinária”, e a qualidade visual das produções viveu um verdadeiro salto - seja inovando, como "Uma Aventura Lego", seja resgatando com minúcia técnicas artesanais, como fizeram "O Menino e o Mundo" e “Os Boxtrolls”.

Para os últimos meses, a grande expectativa é para a primeira animação em parceria entre Disney e Marvel, “Operação Big Hero”, que estreia em dezembro.

Confira os melhores filmes infantis de 2014 até agora:

 

Frozen - Uma Aventura Congelante

O vencedor do Oscar de Melhor Animação surpreendeu crianças e adultos ao trazer de volta a aura dos clássicos da Disney. Apesar de “clássico”, porém, Frozen deu um salto ao mostrar uma história que não gira em torno do amor entre um casal, mas sim entre duas irmãs. Leia a crítica do filme. Leia a crítica do filme.

 

Uma Aventura Lego

Feito para pais e filhos, Uma Aventura Lego funciona em duas camadas. É um conto divertido sobre um boneco comum que é confundido com o salvador dos Legos e precisa se tornar excepcional; mas também é uma crítica a certas atitudes dos adultos e da própria marca. Tão marcante quanto Toy Story. Leia a crítica do filme. Leia a crítica do filme.

 

As Aventuras de Peabody e Sherman

Baseada nos coadjuvantes de uma série de TV dos anos 60, a animação da Fox mostra o dia-a-dia de um cão superinteligente e seu filho adotivo (um menino). Antes de Sherman entrar na escola, Peabody desenvolve uma máquina do tempo para lhe ensinar História, mas, quando as aulas começam, uma colega de classe descobre o equipamento e coloca todos em perigo. Leia a crítica do filme. Leia a crítica do filme.

 

O Menino e o Mundo

Desenhado com traços à mão, O Menino e o Mundo é um filme brasileiro que transforma a realidade dura da cidade grande em fantasia e cor. O longa conta a história de um menino que parte em busca do pai, numa “selva” desconhecida e intimidante.

 

Como Treinar o Seu Dragão 2

Depois de provar ao povo de Berk que os dragões podem ser amigos dos homens, Soluço agora vê sua aldeia cheia deles, vivendo em harmonia. A paz, porém, é ameaçada quando ele e Astrid descobrem que um lendário caçador está reunindo um exército e quer roubar seus dragões. Leia a crítica do filme. Leia a crítica do filme.

 

Malévola

A origem da vilã do conto de fadas A Bela Adormecida é reinventada nesta superprodução, com Angelina Jolie no papel principal. O filme nos mostra que Malévola foi uma fada boa, mas que a traição de um humano a fez lançar uma terrível maldição sobre a pequena princesa Aurora. Leia a crítica do filme.


Os Boxtrolls

Produzido inteiramente em stop-motion, com bonecos e cenários construídos à mão, Os Boxtrolls é uma obra de arte para os adultos e uma aventura divertida e bastante educativa para as crianças. O filme, baseado num livro infantil, conta a história de uma cidadezinha onde criaturas misteriosas habitam o subterrâneo, vivendo dentro de caixas. Ovo é um menino criado por esses seres, que, ao se perceber humano, usa sua natureza questionadora para salvar a família adotiva. Leia a crítica do filme.


O Inventor de Jogos

David Mazouz é Ivan Drago, um menino que teve sua vida transformada num dos mais famosos jogos de tabuleiro de todos os tempos. Para entender como esse jogo foi criado, voltamos à sua infância, quando seus pais desapareceram e ele descobriu que seu avô era um grande inventor de jogos. Leia a crítica do filme.


Festa no Céu

Baseada na tradição mexicana do Dia dos Mortos, a animação de Jorge R. Gutierrez abusa de cores vivas e versões acústicas de canções populares para contar a história de um triângulo amoroso e de como suas vidas influenciaram o destino do mundo dos mortos, dividido entre o Mundo dos Lembrados (comandado por La Muerte) e o Mundo dos Esquecidos (reinado pelo traiçoeiro Xibalba). Leia a crítica do filme.


A Mansão Mágica

Esta animação belga surpreende e não deixa nada a desejar a produções americanas de grandes estúdios. O filme conta a história de Trovão, um gatinho abandonado que encontra um novo lar na mansão de um mágico, onde objetos têm vida e as regras são ditadas por um velho coelho de cartola e uma ratinha. Saiba o que esperar do filme.

 

Uma Viagem Extraordinária

Dirigido por Jean-Pierre Jeunet, famoso por “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, o filme acompanha o pequeno T. S. Spivet: um menino de 10 anos com talento para observar o mundo. Quando uma de suas invenções vence um prestigioso prêmio científico, ele vê a oportunidade de atravessar o país sozinho, fugindo de casa e de um passado que o tormenta. Saiba o que esperar do filme.

 

Atualizado em 16 Dez 2014.

Por Juliana Varella
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte