Guia da Semana

Uma experiência diferente aguarda as crianças nos cinemas neste mês. Baseado numa série de TV (atualmente exibida no Brasil pela Band), “Minúsculos – O Filme” mistura cenários reais com personagens animados numa aventura sem falas, mas cheia de ação.

A história se passa num parque natural ao sul da França, onde, durante um piquenique, um casal precisa sair às pressas, deixando parte do banquete à disposição para os insetos. Seu lixo se mistura a muitos outros que alteram o dia-a-dia da floresta, transformando-se em armas, esconderijos ou até tesouros.

O filme acompanha uma joaninha filhote, que se perde dos pais e vai parar dentro de uma caixa cheia de torrões de açúcar, que sobrara daquele piquenique. Antes que ela consiga sair, a caixa é carregada por um pequeno batalhão de formigas pretas, que partem numa jornada até sua colônia. No meio do caminho, o grupo encontra as formigas vermelhas e começa uma guerra pelo açúcar e por poder, na qual a joaninha terá um papel-chave.

Um dos charmes desta animação é que nenhum dos personagens fala a língua dos humanos. Eles se comunicam por meio de sons, como o de um apito para a líder das formigas pretas, ou um grunhido para as rivais vermelhas, mas são perfeitamente compreensíveis.

“Minúsculos” é uma opção interessante para quem tem crianças pequenas e procura algo educativo, mas divertido – com direito a perseguições, aventuras e situações engraçadas. O filme estreia no Brasil no dia 22 de janeiro e terá cópias em 3D.

Por Juliana Varella

Atualizado em 15 Jan 2015.