Guia da Semana

Mitos adolescentes

A idade teen traz, além de mudanças, idéias muitas vezes equivocadas aos jovens. Confira abaixo o que especialistas têm a dizer sobre algumas "crenças" que deixam garotos e garotas de cabelo em pé.

Foto: Getty Images

Que atire a primeira pedra o indivíduo que nunca teve sequer uma duvidazinha ou curiosidade sobre seu corpo na adolescência. Nessa época, diversas mudanças ocorrem nas estruturas física, psíquica, social e emocional do jovem. "As mudanças, por serem tão marcantes, costumam gerar medos, angústias, indecisão e conflitos", explica a psicóloga Patrícia Delfini. "O adolescente deixa de ´pensar como criança´ e muda sua forma de ver o mundo e agir. Passa a ter sensações no corpo que não tinha na infância, ele busca uma identidade própria", complementa.

A referência, que até então era a família de cada um, passa a ser também dos amigos e outros grupos externos, a partir daí as dúvidas nascem. Para melhor enfrentar todos esses conflitos, "a conversa e a busca por informações é sempre o melhor caminho", diz a psicóloga. Um bom conselho, segundo a especialista, é procurar por pessoas mais experientes e de confiança, que possam ajudar a esclarecer e quebrar mitos.

Pensando nisso, o Guia da Semana consultou o sexólogo Luiz Borzino e o terapeuta corporal Sergio Savian para ajudar os jovens a desvendar alguns mitos adolescentes que povoam o imaginário popular.

Garotos:
Masturbar-se faz crescer pêlo na mão/dá espinha
Masturbar-se é uma experiência de auto-conhecimento do corpo, do prazer e da sexualidade. A idéia de que a masturbação faz mal vem de uma cultura repressiva que não vê com bons olhos o desenvolvimento da sexualidade humana. Esta mesma cultura promove uma repressão doentia que deriva em comportamentos neuróticos e uma personalidade infeliz.
As espinhas aparecem na puberdade, mesma época em que os meninos começam a se masturbar e a desenvolver a pilificação (crescimento de pêlos) característica masculina, daí a relação equivocada.

Quando o garoto perde a virgindade, uma pelinha do seu pênis rompe
Esta pelinha, a fimose, costuma romper-se antes da primeira relação sexual, ou de uma forma natural ou com a intervenção cirúrgica. Mas, se eventualmente ainda não se rompeu, pode ser que durante o ato sexual isto aconteça, o que seria muito mais uma exceção do que uma regra.

Levar um chute nas "partes baixas" o torna infértil
Levar um chute nas partes baixas dói muito por se tratar de uma área sensível do corpo. Mas se isso ocasionasse a infertilidade, coitados dos jogadores de futebol que estão a toda hora sujeitos a serem atingidos em seus testículos. Mas a notícia é que eles continuam colocando muitas crianças no mundo!

Foto: Getty Images


Quem tem pé, mão ou nariz grande tem, proporcionalmente, um órgão sexual maior
Nem sempre. Existem homens que têm estas características e que não têm um pênis grande. O tamanho tem mais a ver com fatores hereditários, senão os jogadores de basquete teriam um gigante!

Garotas:
Não pode lavar o cabelo e pisar descalça no chão enquanto menstruada que a menina fica com enxaqueca muito forte
Durante a menstruação, a mulher costuma ficar mais sensível e por isso precisa ter mais cuidados. Mas não dá para generalizar. Cada mulher é única e são únicos os sintomas que elas têm durante a menstruação.

A "primeira vez" não engravida
Mitão forte, hein?! Nada a ver. Por sinal é muito bom esclarecer uma dúvida tão importante. A mulher sempre pode engravidar independente se é a primeira ou a milésima relação sexual. Para uma gravidez acontecer, basta a menina estar no período fértil e transar.

Compressa quente melhora a cólica
Em alguns casos sim. Depende muito das características desta cólica. Uma boa maneira de saber é testar. Se piorar, não insista. Caso melhore, pode usar.

Foto: Getty Images


Anticoncepcional resolve problema de hormônio
As pessoas chamam de ´problema hormonal´ muitas coisas. Os anticoncepcionais são usados para regular distúrbios menstruais, dores menstruais excessivas e síndrome dos ovários policísticos*, além de sua finalidade principal de evitar uma gestação indesejada.

*A síndrome dos ovários policísticos é um conjunto de alterações estruturais e fisiológicas dos ovários, com repercussões no ciclo menstrual e na capacidade reprodutora da mulher.

Ambos:
Chocolate dá espinha
Em pacientes que têm tendência a apresentar espinhas o quadro pode piorar. Naqueles que não têm tendência não há problema (contanto que não haja exageros).

Roer as unhas estraga os dentes
Antes de tudo, roer as unhas é um hábito muito ruim. Além de anti-higiênico e antiestético, este vício faz perpetuar um comportamento infantil. Como a unha é muito rígida e fina, acidentes podem acontecer, principalmente com os dentes da frente (que são os mais solicitados nessa hora).

Sexo anal não precisa de camisinha porque não engravida
Erradíssimo! Pelo amor de Deus! Precisa de preservativo como o sexo vaginal. A camisinha não serve apenas para evitar uma gravidez. Ela protege ambos de contraírem uma doença sexualmente transmissível (DST).

O cabelo cai por falta de vitamina
Sim, pela falta de algumas vitaminas especificamente. Por exemplo, a falta de vitamina A. Mas a principal causa da queda de cabelo nas meninas é o excesso de química das colorações artificiais, prender excessivamente o cabelo com elásticos fortes, por fatores hereditários, estresse e também por motivos naturais (há uma época em que os cabelos caem mais, assim como uma troca de pêlos).


Serviços:
Patrícia Delfini
Psicóloga
patriciadelfini@gmail.com
Fone: (11) 3441-8384

Dr. João Borzino
Sexólogo
dr.joaoborzino@uol.com.br
Fone: (11) 3846-1572

Sergio Savian
Terapeuta Corporal
contato@sergiosavian.com.br
Fone: (11) 3057-3133

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte