Guia da Semana

Foto: Reprodução/JustJared
Katie Holmes e sua calça odalisca

Quando alguma novidade do mundo fashion vira moda entre as "reles mortais", as famosas já estão cansadas de usá-las. Afinal, quem geralmente lança essas tendências são as próprias celebridades. Recentemente a atriz Katie Holmes resolveu contrariar a moda e apareceu de calças folgadas com as barras enroladas no tornozelo, que foram apelidadas de "calça odalisca". Não se sabe, mas se a intenção da Sra. Tom Cruise era lançar uma nova moda, a empreitada não deu certo. Apesar de outras atrizes como Rachel Bilson e Reese Witherspoon terem copiado o look de Katie, a verdade é que, pelo menos por enquanto, a moda não pegou.

Foto: Reprodução/JustJared

A consultora de moda, imagem e estilo Bia Kawasaki explica que as calças odalisca não favorecem quase nenhum tipo de corpo. "Somente as supermodels devem usá-las, pois esta modelagem não valoriza nenhum biotipo ´humano´. Esta calça engorda e encurta a silhueta", explica. Assim como Bia, a maioria dos entendidos de moda não aprovou o modelito de Katie, que se parece bastante com algumas calças usadas na década de 1980. "Na época, editou-se algo parecido, mas a modelagem era com cós mais alto e as laterais levemente mais estreitas", diz a consultora.

Mas, quem aprovou a moda da atriz e estiver a fim de ousar, pode se aventurar com a calça odalisca. É só seguir algumas regras básicas para que o modelito não acabe com seu visual. Segundo a consultora, esse tipo de calça só deve ser usado com blusas justas, como regatas de malha e camisas de stretch. "Evite usar batas largas e camisas amplas", explica. Para os pés, é melhor deixar os saltos de lado. Para combinar com a calça odalisca, não tem nada melhor do que sapatos baixos, como as flats (rasteirinhas) e as sapatilhas, que estão em alta.

Foto: Reprodução/JustJared
O look completo de Katie

Já quem não curtiu o look de Katie, não precisa se desesperar. A calça odalisca não deve virar moda tão cedo e, ao que tudo indica, a skinny ainda tem muito tempo de "vida". "A calça skinny agradou tanto que continuará reinando", diz Bia.

Foto da capa: Reprodução/JustJared

Colaborou:
Bia Kawasaki
Consultora de moda, imagem e estilo
Telefone: (11) 9652-6048

Atualizado em 1 Dez 2011.