Guia da Semana

Mudança de Planos

Na hora de escolher a carreira, vale tudo: dúvidas, indecisões, mudanças de última hora. E vale também ter duas profissões

Não saber que curso e que instituição escolher é bastante comum. Trocar de curso ao longo da universidade, também. Já cursar duas faculdades completamente diferentes - e ao mesmo tempo -, nem tanto. Mas essa foi a opção de Rafael Bergmann Teles, de 20 anos. Estudante de Engenharia de Produção na Poli, ele também cursa Tecnologia em Hotelaria no Centro Universitário Senac.

A paixão pela Hotelaria veio primeiro, por volta dos 10 anos de idade. Cerca de sete anos depois, já no Ensino Médio, testes vocacionais indicaram forte habilidade para a área de Exatas. "Pensei melhor na época e decidi fazer Engenharia, quis investir nesse potencial. Indiretamente, a questão financeira pesou um pouco também, achei que teria mais futuro como engenheiro", conta Rafael.

Na fase do vestibular, o jovem teve motivos de sobra para comemorar: foi aprovado na Fuvest, Ufscar, Unicamp e Mauá. "Não cheguei a fazer a segunda fase da Unicamp porque sabia que tinha ido bem nas outras provas e porque lá não tinha exatamente o ramo da Engenharia que eu queria", recorda.

Entre as universidades, o adolescente optou pela Poli. Mas logo no primeiro ano, a vontade de fazer Hotelaria voltou a falar mais alto. "No começo da faculdade, achei o curso muito chato, desgastante. Eu estava estressado, não estava feliz. Então, resolvi prestar o vestibular do Centro Universitário Senac para Hotelaria".

Rafael foi aprovado mais uma vez, mas decidiu não deixar para trás o sonho de ser Engenheiro. Hoje, ele está no 3º ano da Poli e no segundo ano no Centro Universitário Senac - o último do curso  Tecnologia em Hotelaria. "Eu resolvi esperar mais um pouco, tentar levar os dois cursos. Afinal, me esforcei muito para conseguir entrar na Poli. E valeu a pena, porque o curso de Engenharia ficou melhor e sinto que posso usar o conhecimento dos dois na minha carreira", diz o estudante.

O Futuro

Prestes a terminar uma das faculdades, Rafael pretende conseguir um estágio no ano que vem, em uma área que lhe permita exercitar os conceitos aprendidos nos dois cursos. "Percebo que muitas coisas que aprendo na Poli me ajudam em Hotelaria, como gestão da qualidade e gestão de processos. Também fiz dois cursos sobre mercado financeiro e penso em atuar em consultorias na área de serviços, setor bastante amplo e no qual eu posso aplicar tudo que aprendi", revela.

No Centro Universitário Senac, o jovem entrou em contato com vários segmentos da Hotelaria, como cozinha, recepção e eventos. "O curso é muito legal, principalmente no começo, quando há muito laboratório. As parcerias do Senac me permitiram até fazer um estágio em um feriado prolongado no hotel Grand Hyatt", conta.

Para os vestibulandos que ainda estão em dúvida sobre que rumo seguir, Rafael deixa a dica: "se você está em dúvida entre Engenharia, Economia e Administração, pode ter certeza que Engenharia não é o caminho. Para fazer Engenharia tem que querer mesmo, ter paixão. Engenharia exige muita dedicação, é um curso muito puxado, exige muita persistência. Falo isso por experiência e porque conheço muita gente que abandonou Engenharia para cursar Administração ou Economia. Mas no caminho inverso, só conheço uma pessoa, que hoje está na minha sala", completa o universitário.


Foto:
Getty Images

Atualizado em 1 Dez 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte