Guia da Semana

www.boladenevechurch.com.br

Um estilo completamente inusitado perante às igrejas evangélicas mais conservadoras é adotado pela Bola de Neve Church que, com o apoio de um empresário, transformou-se em um ícone para os adolescentes fiéis à religião. Os temas abordados nos cultos introduzem aos jovens, predominantes no local, conceitos e passagem bíblicas de uma maneira fácil de ser compreendida, fator responsável por atrair um número cada vez maior de seguidores. Uma prancha de surfe no lugar do altar de pregação, equipamentos que formam um show de luzes multicoloridas e a apresentação de bandas completam os cultos.

Pastor Rina
www.boladenevechurch.com.br
A Igreja Evangélica Bola de Neve começou devagar e era constituída por um pequeno grupo pessoas. Com poucos recursos disponíveis na época e sem ao menos um lugar para ministrar as reuniões, os integrantes se apegavam à fé para continuar, porém, quando o proprietário da grife de surfwear Hawaiian Dreams, Jackson Adisaka, surgiu para contribuir com a causa dos missionários, melhoras significativas ocorreram. No início, um auditório dentro da empresa era utilizado para os encontros semanais. A partir deste momento, e após a aquisição da prancha que serviria como altar e que iria tornar a principal característica da instituição, o crescimento de adeptos saltou a elevados números.

O ex-representante comercial e idealizador da instituição religiosa, Rinaldo Pereira, afirma que o sucesso com o perfil juvenil deve-se pela pregação da palavra de Deus de uma maneira descontraída e que adotou este aspecto por que estava cansado com as formalidades empregadas na maioria das outros templos. "Estamos abertos a todos os públicos, mas no início havia muito mais jovens, que aos poucos trouxeram seus pais, avós, casaram, tiveram filhos. Nós nos identificamos com a liberdade de culto e expressão somada a sede de não tentar aparentar santidade, mas viver em santidade".

Aos freqüentadores que são adeptos de atividades radicais e o fato da imagem da igreja estar vinculada aos atletas, o pastor comenta: "Não estabelecemos uma relação direta com o esporte, mas a Bola de Neve possui muitos fiéis praticantes de diferentes modalidades, triatletas, skatistas, lutadores, ciclistas, as que não praticam nada, há de tudo, ou seja, as que praticam se identificam pelo fato de enxergar na prática uma forma eficaz de cuidar da saúde que Deus nos deu". Em relação ao grande diferencial empregado e as possíveis opiniões contrárias das mais tradicionais sobre os procedimentos utilizados, o líder afirma: "Se há críticas, elas nunca foram feitas diretamente".

Métodos modernos

A universitária Kizzye Gomes, de 17 anos, relata sobre sua identificação com o modo empregado, de fácil entendimento e com liberdade, sem ninguém para ditar regras sobre o que deve ser feito ou não. "Eles acabam focando naquilo que nós vivemos, sem criticar, mas sim nos fazendo entender o que está errado", explica. A jovem relatao também sobre sua primeira impressão: "eu adorei tudo, desde o som bom, que possui a presença de Deus, até o modo de como o pastor ministra a palavra. Já era cristã e isso me impactou muito."

Fiéis aparecem em grande
número para acompanhar o
pastor surfista
www.boladenevechurch.com.br
Em relação aos métodos mais tradicionais aplicados por outras instituições religiosas, acrescenta que "cada uma tem o seu jeito, não tem uma solução ou um método certo para atrair mais jovens. Algumas são muito tradicionais e acabam se assustando com os tatuados, com piercings, de bermuda, cabeludos, e acaba os afastando. Acho que eles deveriam quebrar um pouco disso. A bíblia diz, vinde como estás. Aceitem com amor".

Para o frequentador William Kronenberger, a visão de hoje em dia é que a igreja está fora de moda: "na Bola de Neve o ambiente é diferente, com pessoas legais, gente para cima, nós procuramos um lugar que se encaixe e nos faça se sentir bem. Muitas vezes os jovens pensam que quem freqüenta é apenas gente quadrada e, na maioria das vezes, usam isso como desculpa para não irem. Com certeza estão errados, o local é diferente e descontraído," revela.

CURIOSIDADES
? Rodolfo Abrantes, ex-integrante da banda de rock Raimundos, lançou dois discos gospel, Santidade ao Senhor e Enquanto é dia, pelo selo musical da igreja Bola de Neve.

? As primeiras reuniões formadas pelos integrantes da Bola de Neve ocorreram em dezembro de 1993.

? O grupo possui este nome pois afirmam que a igreja começou como uma pequena bola de neve e foi rolando até virar uma avalanche.

? A igreja está presente em sete estados diferente:, São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.



Colaboração

Bola de Neve Church
Telefone: (11) 3672 - 6010
www.boladenevechurch.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.