Guia da Semana

Fotos: Getty Images


Com as férias escolares chegando, as crianças só querem saber de arrumar as malas e curtir momentos de muita diversão. Ficar em casa nem pensar! Viajar para o interior ou litoral, é o que está nos planos da maioria e em alguns casos, sendo planejado há muito tempo.

Muitos pais encaram uma viagem de carro com os filhos como um grande pesadelo e alguns até desistem de roteiros que dariam para ser feitos com o veiculo, para não precisar passar por estresse.



Viagens longas acarretam desconforto, tédio e desgaste nas crianças. Se mal preparado, o passeio pode se transformar em um caos bem nos primeiros quilômetros. As cenas se repetem: crianças chorando, irritadas com a demora e com pressa de chegar ao destino. Quando são mais de um, os pequenos ficam brigando, reclamando um do outro e chamando pela atenção dos pais.

Mas nada disso é motivo para desânimo. Bem programada, toda aventura pode ser divertida e passar mais rápido do que o esperado. O Guia da Semana separou algumas dicas para que nada atrapalhe a alegria durante esse momento. Arrume as bagagens, coloque as crianças no carro e boa viagem!

Preparando as malas



Ninguém gosta de fazer as malas. Além de ser um trabalho chato e complicado, sempre se esquece algo. O ideal para viagem com crianças é fazer uma mochila somente para elas. Para quem tem filhos pequenos é indispensável uma sacola com itens necessários como fraldas, lencinhos umedecidos, pomadas, remédios, mamadeira e chupeta.

Já para os mais crescidos, uma conversa na hora de escolher o que levar é de grande ajuda. "As crianças podem e devem auxiliar nessa tarefa. Enquanto arruma a bagagem vá conversando com ela sobre cada item que vão levar e para que ele servirá", aconselha a educadora Antoniele Fagundes.

A profissional lembra que mesmo que o destino seja uma praia, é sempre válido levar agasalhos, já que as mudanças climáticas são instáveis. Incluir um travesseiro e cobertor no carro para a criança se sentir confortável quando quiser dormir, também é importante.

Pensar em um lanche, mesmo que paradas durante o trajeto estejam programadas, evitam reclamações de fome. Prepare "marmitinhas" que ofereçam comidas saudáveis e leves. No caso dos bebês, papinhas e leite em pó já reservados em porções são as opções. "Levar alimentos e algumas guloseimas leves é importante. Não esquecer de uma garrafa térmica com muito líquido", lembra a psicopedagoga Cláudia Razuk.



Organizar uma "farmacinha" contendo antitérmicos, anticépticos, medicamentos para náuseas de vômitos, termômetro, repelentes, protetor solar, hidratantes para pele, álcool gel e curativos pode ajudar em qualquer emergência. É importante não esquecer de checar se as vacinas dos pequenos estão em dia, principalmente se o destino tiver passado por surtos de algumas doenças, como febre amarela, cólera, meningite, malária, entre outras.

Garantia de distração durante a viagem, os brinquedos não podem faltar. Mas nada de levar todos que existem em casa. "Os pais devem negociar com as crianças para que escolham pelo menos um que mais gostam", dá a dica, a psicóloga Any Bicego.

Diversão durante a viagem

Manter as crianças distraídas durante o percurso pode não ser uma tarefa fácil, mas não é impossível. Com jogos, brinquedos, livros e música, é possível mantê-los entretidos e fazer com que a estrada não pareça tão longa nem para você, nem para eles. Confira algumas práticas que podem ser bem úteis nesse momento:

*Jogo da contagem
Brinque de contar quantos carros pretos irão passar durante os próximos 10 minutos. Contar quantos animais encontram na paisagem no trecho que estão passando. Jogos para estimular o cálculo mental: uma pessoa propõe contas matemáticas e quem souber responde primeiro.

*Jogo da aposta
Façam apostas de qual a cor do carro irá aparecer primeiro; qual o sexo do motorista; qual o modelo do carro; qual a primeira letra da placa do carro.

*Jogo dos talentos
Faça um concurso de talentos. Pode ser concurso de piada, de histórias ou de música. O importante é cada um mostrar seu talento e apresentar um número diferente para cada opção.

*Jogo da continuação
Brincadeiras do tipo "Adivinhe quem é", nas quais uma pessoa fala características de uma pessoa ou um animal e os demais tentam adivinhar. "Lá vai uma barquinha carregada de ...", onde uma pessoa escolhe uma categoria (animais, cores ou objetos) e cada um repete a frase inicial, completando-a com uma palavra do grupo. Perde quem não conseguir mais respostas ou quem repetir uma resposta dada. "Se eu fosse..." (um astronauta, um animal especifico, um médico, etc) e completar a frase de maneiras bem diferentes. Brincar de "Quem lembra da música que tenha a palavra...", alguém diz uma palavra específica e os demais devem cantar a música que contenha tal palavra.

Mesmo com as brincadeiras vale lembrar que paradas durante o caminho são essenciais. Viagens acima de três horas, com crianças, necessitam de intervalos. "Essas paradas revigoram e tornam a viagem menos cansativa", destaca Antoniele Fagundes.

Atualizado em 26 Set 2011.