Guia da Semana

Na onda dos memes

Conheça os principais modismos da internet que fizeram mais sucesso em território tupiniquim

Foto: Ana Stella Guisso

Em uma praça de Buenos Aires, na Argentina, amigos tiram fotos no estilo planking

É rara a semana em que uma novidade da internet não vira hit e a acaba se espalhando pelas redes sociais, até por veículos de comunicação. Quem não nunca ouviu as expressões: 'Ahan, Cláudia, senta lá!'; 'Fica, vai ter bolo!'; ou 'Isso é uma puta falta de sacanagem'? Esses são apenas três exemplos de modismos que se tornaram sucesso no ano passado - alguns ainda continuam em alta - e são caracterizados como memes.

O termo engloba qualquer tipo de vídeo ou imagem que alcance grande repercussão na web, como nas redes sociais - Facebook, Orkut e Twitter, por exemplo -, em blogs ou sites diversos. O conceito de meme foi criado pelo zoólogo Richard Dawkins, em 1976, e publicado em seu bestseller O Gene Egoísta. O meme é considerado uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro ou em qualquer lugar de armazenamento de informação. Por meio de um trocadilho, Richards criou uma terminologia que representaria o 'gene' relacionado à memória (pegou a brincadeira?).

No entanto, é preciso ter em mente que meme não é a mesma coisa que um arquivo viral, já que o meme seria uma espécie de transposição do que foi viralizado para outra esfera que não seja apenas sua repercussão maciça na internet. Por exemplo, o clipe da música Oração, da Banda Mais Bonita da Cidade, foi amplamente divulgado na web, principalmente nas mídias sociais, no entanto, continua recebendo referências apenas como um clipe.

Mania gringa

A onda popularizou-se no exterior muito antes do Brasil, tanto que alguns memes muito famosos entre os gringos, como o Nyan Cat, que é a animação de um gatinho cinza com corpo de chiclete que voa no espaço e deixa um rastro de arco-íris, produzindo apenas o som 'nyan nyan', extrapolaram a tela do computador. A fama desse meme foi tão grande que o excêntrico (e meio irritante) gatinho saiu ganhou versões em bolos, almofadas, brincos e até serviu de inspiração para as garotas pintarem suas unhas.

Outro meme que ganhou repercussão monstruosa nos Estados Unidos foi o 'The Cake is a Lie' (em português, "O bolo é uma mentira"), que surgiu a partir de um jogo de videogame, chamado Portal. No jogo, quem conseguisse completar a série de labirintos conquistaria o bolo, no entanto, a promessa é falsa. O hit foi transformado em camiseta, veiculado em programas de televisão e foi tatuado no corpo de alguns fanáticos.

Agora, a tendência é fazer fotos em poses excêntricas. A pioneira foi o planking, em que a pessoa precisa tirar uma foto deitada, posando como uma tábua nos mais diversos cenários. Agora, a moda é tirar fotos imitando uma coruja e o nome do movimento é owling.

Famosos por aqui

O Guia da Semana foi atrás dos principais memes que bombam no Brasil e elencou os cinco melhores. Confira!

Planking

   

No jogo dos deitados, quanto mais inusitada for a situação, mais atenção o internauta recebe. A febre aderiu tantos adeptos, que a página oficial do Facebook 'Planking - The Original' já conquistou quase 672 mil 'curti'. Um dos países em que o planking é mais famoso é a Austrália, porém, também o país em que já foram registrados dois problemas sérios.

O mais grave foi a morte de um jovem de 20 anos que tentou equilibrar-se no parapeito de 5 centímetros de um prédio e caiu do sétimo andar; e outro foi um homem que foi fotografado deitado de bruços em cima de uma viatura policial. Assim, é preciso ter cautela com a brincadeira, pois na medida em que os internautas tentam ousar mais nas poses, o risco pode ser maior.

Owling

Foto: Ana Stella Guisso
A onda do owling não tem limites de idades, assim como mostra João Pedro, de três anos, na foto


O modismo que vem atraindo milhares de seguidores pelo mundo é proveniente do termo owl, que significa coruja em inglês, e caracteriza-se pela produção de fotos em poses como as feitas pelo bicho. A nova mania foi criada pelos membros da Reddit, que é uma fonte sitiada na web para divulgar o que há de novo e popular no universo online, em que as pessoas aprovam ou não por meio de votação.

Vários famosos, como Joe Jonas, Demi Lovato e Hillary Duff já posaram no melhor do estilo owling. Se está afim de entrar nesta onda também, aqui vai a dica para a foto: agache, coloque as mãos no meio das pernas ou embaixo das axilas - como se fosse asas -, e potencialize um olhar perdido e concentrado, como uma coruja real supostamente faz.

Fica, vai ter bolo



Já foi citado por celebridades e virou até frase do roteiro da série global, A Grande Família. Mais de 3,9 mil pessoas seguem o perfil @ficavaiterbolo no Twitter e ainda acompanham as principais peripécias envolvendo o meme no site ficavaiterbolo.com.

Como é identificado na descrição de seu perfil no microblog, o 'Fica, vai ter bolo' é um mimo gerenciado por outros dos domínios famosos do Twitter @nairbello e @hebecamargo, e nasceu a partir de uma brincadeira entre amigos.    

Aham, Claudia, senta lá!



Um dos bordões mais utilizados atualmente, sem dúvida, é o 'Aham, Cláudia, senta lá!'. O meme surgiu com a rainha dos baixinhos, em um de seus programas no começo de sua carreira como apresentadora.

Durante a gravação, Xuxa estava tentando organizar uma brincadeira e pedia para as crianças que não foram escolhidas se sentarem. Após, vários minutos fazendo o mesmo pedido, ficou a nítida a irritação da loira, que mal deu ouvidos a uma de suas baixinhas e soltou a frase: "Aham, Cláudia, senta lá!".

Puta falta de sacanagem



A tentativa de sessão de autógrafos e pocket show da banda Restart, em uma livraria na Avenida Paulista, em São Paulo, acabou criando mais repercussão do que previsto, já que a grande quantidade de fãs que estiveram presentes no evento extrapolou o limite do estabelecimento e acabou gerando muito tumulto.

Por causa do vuco-vuco criado pelos próprios fãs, o evento foi cancelado e os admiradores da banda ficaram enlouquecidos. Um deles deu depoimento que iria xingá-los muito no Twitter e outra fã, em momento de histeria e aos prantos, expressou sua revolta dizendo que era uma 'puta falta de sacanagem' fazerem isso com os fãs.

Atualizado em 10 Abr 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte