Guia da Semana

Namoro x Amizade

Ter mais um ficante na lista ou preservar uma amizade? Poucos adolescentes pensam nisso na hora de ficar com o ex dos amigos!

Por Larissa Coldibeli

Stck.Xchng

O famoso "ficar" dos adolescentes ainda causa estranhamento em muita gente. Beijo na boca sem compromisso em quantas pessoas aparecerem na balada exige um desprendimento e tanto. Mas quando o que está em jogo é apenas uma necessidade física, não tem problema. As confusões acontecem quando entra sentimento na jogada. Namoros e amizades correm risco, ora por causa da competição entre amigos, ora por causa do ressentimento entre ex-namorados.

De tão rápida, a ficada às vezes é facilmente esquecida. Algumas meninas não se importam em "compartilhar" um ficante. Outras exigem exclusividade - se uma fica, o garoto se torna "proibido" para as amigas. Já os meninos não se importam tanto com a pegação, para eles, quanto mais melhor, por isso não se incomodam muito quando o amigo beija uma ex-ficante. Nessa história, quem se dá mal na maioria das vezes é a menina, que fica com fama de galinha.

Doença do beijo
Beijar tantas bocas, algumas delas desconhecidas, traz riscos à saúde. A mononucleose, também conhecida como "doença do beijo" é uma infecção transmitida pelo contato da mucosa (a boca) com saliva contaminada. Os sintomas são dor de garganta, febre, ínguas pelo corpo, dor de cabeça, falta de apetite, entre outros e demora de duas a três semanas para se manifestar. Como é causada por um vírus, não há tratamento, o próprio corpo produz anticorpos, mas medicamentos são utilizados contra os sintomas.


Eduarda: briga e mágoa
Eduarda Pereira (foto), 17 anos, passou por uma situação que não é rara hoje em dia: "Eu ficava com o cara há dois meses, estava até apaixonada. Mas a gente acabou terminando e uma semana depois, minha melhor amiga ficou com ele". O caso entre os dois não durou muito e a amiga tentou esconder. "Os dois transaram, ele era mais velho e eu fiquei sabendo por que a família dela descobriu", conta Eduarda. Situações como esta podem acabar com a amizade e com um relacionamento que tinha tudo para dar certo. Eduarda ficou meses sem falar com os dois. Depois, acabou perdoando, mas diz que as coisas nunca mais foram as mesmas: "Hoje nós convivemos, nos damos bem até, mas não existe a mesma confiança de antes".

Para a psicóloga Maria Laura Gomes, cada caso é um caso: "É uma questão muito particular. Isso pode acontecer por causa de uma concorrência que existe entre as mulheres, uma necessidade de auto-afirmação, ou por uma questão de identificação, de achar a amiga tão legal a ponto de querer ser como ela", esclarece.

Se algumas meninas fazem isso por provocação, para irritar a amiga ou o ex, entre os meninos é uma coisa natural. Thiago Macieira, 21 anos, já ficou com três amigas da ex-namorada, com quem esteve por 11 meses: "Não foi nada planejado, foi acaso mesmo, nos encontramos em festas e acabou rolando. Não sei se minha ex-namorada sabe, mas se souber, preferiu não tocar no assunto, porque temos contato até hoje e ela nunca falou nada", conta.

Thiago: 3 amigas da ex
Algumas pessoas brigam, como fez Eduarda, outras preferem colocar panos quentes. Thiago diz que se fosse o inverso, um amigo ficando com sua ex, seria uma situação muito desagradável: "Eu manteria a amizade com os dois, mas iria ficar muito mal". Ou seja: ele pode ficar com as amigas dela, mas ela não pode ficar com os amigos dele?! O garoto se defende: "Eu sempre tentei esconder da minha ex o fato de ter ficado com algumas de suas amigas, pois não sei como ela iria se sentir e eu não gostaria de magoá-la".

A psicóloga alerta que esconder o fato da outra pessoa nem sempre é por querer poupá-la: "Isso não é socialmente aceito, por isso algumas pessoas escondem sob o pretexto de querer ser legal com quem, na verdade, está sendo enganado". A verdade é que nesse troca-troca, alguém, mais cedo ou mais tarde, sai magoado.

Serviço:

Maria Laura Gomes - Psicóloga
Rua Doutor Franco da Rocha, 488
Telefone: (11) 9373-4335

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte