Guia da Semana

Foto: Getty Images

Nossos sentimentos são tão intensos na fase da adolescência que, às vezes, nós extrapolamos. Um deles é o ciúme. Talvez não seja tão fácil controlá-lo, mas se ele surge, e na medida errada, pode destruir amizades, namoros e até causar brigas sérias que não levam a nada.

Imagine quantos relacionamentos já acabaram por causa de ciúmes? Quando eu estava no colégio, a maioria das brigas dos casais era por causa disso. A namorada viu o namorado conversando com uma outra garota ou vice-versa. Aí então começava o maior barraco! Outra hora era por causa das redes sociais, onde um recado mal explicado gerava a maior briga.

Outro caso em que pode existir ciúmes é entre melhores amigos. Eu sei que, de vez em quando, nós queremos os amigos da gente só para nós. Mas é incrível como acontecem brigas entre amigos por causa de ciúme. Lembro-me de umas meninas que não gostavam que outras pessoas fossem na casa delas. Se elas descobrissem que alguém visitou uma delas era a maior briga. Estranho isso, não?

Há também o ciúme de pai e mãe. Eu confesso que eu tenho ciúmes dos meus. Antes era mais forte, mas hoje ainda tenho um pouquinho! Você acredita que eu odiava quando minha mãe ficava brincando com outra criança? Eu sempre soube que era ciumento, mas depois que iniciei um namoro, percebi que era muito forte. Isso começou a atrapalhar minha relação e eu tive que aprender a lidar com esse sentimento. Comecei a observar outros casos, em que os namoros acabavam por causa de ciúmes. Percebi que se eu continuasse assim o meu também iria por água abaixo.

Um pouco de ciúmes até que é bom. Talvez isso mostre que gostamos da outra pessoa, mas, em excesso, isso se torna um sério problema. Se você é uma pessoa muito ciumenta, você tem de começar a ser mais seguro nos seus sentimentos e acreditar na sua relação. Será que, se aquela pessoa não gostasse de você, ela estaria ao seu lado? Então! Se as pessoas estão com você, é porque elas gostam de estar juntos. Mas se acha que seu ciúme é muito forte e está se tornando doentio, é melhor procurar ajuda.


Leia as colunas anteriores de Diego Aquino:

Difícil situação

Amigas ou Inimigas?

Difícil convivência

Quem é o colunista: Diego Aquino.

O que faz: Estudante de Jornalismo.

Pecado Gastronômico: Pizza.

Melhor Lugar do Brasil: Porto Seguro.

Para Falar com ele: [email protected] ou o siga no twitter

Atualizado em 6 Set 2011.