Guia da Semana

O bebê vai ao dentista

Saiba as respostas das dúvidas mais frequentes das mamães

Foto: Morguefile


Muitas mães não sabem que devem levar seus bebês ao dentista, porém, essas consultas, cuidam dos primeiros dentinhos e evitam problemas no futuro.

Bebê vai ao dentista? A partir de que idade?
A partir dos seis meses, quando começam a nascer os primeiros dentinhos. Nesta visita, a mamãe recebe orientação sobre dieta, higiene, aplicação de flúor, uso adequado da mamadeira, chupeta e também correção dos maus hábitos como chupar dedo.

Quando os dentinhos estão nascendo o bebê sente dor?
O bebê pode sentir algum desconforto e alguns sintomas como, aumento de saliva devido à maturação das glândulas salivares e à dificuldade que o bebê tem de engolir a saliva produzida; diarréia; febre baixa passageira; irritabilidade; choro; corisa e irritação local provocada pela pressão dos dentes na gengiva.

Os dentes do bebê precisam ser escovados?
Sim, a higienização é importante, até mesmo, antes da erupção dos dentinhos. Usa-se uma gaze embebida em água filtrada e se passa, delicadamente, na gengiva. Depois que os dentes nascem, devem ser escovados com uma escovinha de cerdas macias principalmente após as refeições. É importante a orientação de um odontopediatra para se indicar o tipo de escova e o creme dental ideal para criança, que até 4 anos deverá ser sem flúor.

Bebê tem cárie ? Quais são as causas?
O bebê pode vir a ter cárie. O hábito de o bebê ser amamentado ou alimentado com mamadeira de leite, chá ou qualquer líquido com açúcar ou mel, principalmente à noite, pode provocar cárie de mamadeira, que é aguda, provoca dor e tem evolução rápida, chegando a causar a destruição dos dentinhos num curto espaço de tempo. O aleitamento materno prolongado (até os 2 ou 3 anos de idade) sem a devida higiene e de forma indiscriminada, também pode levar ao aparecimento de cárie.

Foto: Clínica Lúcia Coutinho
Qual o aspecto da cárie de mamadeira?
Os primeiros sinais são manchas brancas e opacas que, muitas vezes, não são percebidas pelos pais. Normalmente afetam os dentes anteriores (frente) superiores e inferiores, local onde o leite fica estagnado durante a noite. Estas manchas formam cavidades em pouco tempo que podem levar a cáries grandes. É importante tratá-la, pois uma lesão (infecção) no dente de leite, poderá alterar a formação do dente permanente sucessor. Para evitá-la não ofereça mamadeira durante a madrugada e limpe bem os dentinhos da criança, principalmente à noite, após a última mamada.

Como tratar da criança pequena que tem cárie, sem deixar traumas?
A criança que já tem cárie deverá passar por um condicionamento psicológico antes do tratamento, com o objetivo de familiarizá-lo com tudo que será usado no consultório através da técnica de "mostra e faz". A criança deverá ser trazida gradativamente para tratamento e, aos poucos, o dentista ganhará sua confiança e colaboração tornando-o mais tranqüilo e evitando traumas futuros. No final de cada sessão, ela ganha uma "lembrancinha" como recompensa pelo bom comportamento.

Como a cárie pode ser evitada na criança?
Através de alguns cuidados básicos como: escovação supervisionada pelos pais 3 vezes ao dia (manhã, almoço e jantar), controle de dieta evitando consumo exagerado de balas, doces, chocolates e refrigerantes, principalmente entre as refeições (quando for oferecer esses alimentos procure dar como sobremesa, higienizando logo após), visitas ao odontopediatra a cada seis meses para tratamento preventivo com aplicação de flúor e uso de selantes. Nesta oportunidade os pais devem receber orientação quanto à prevenção, com o objetivo de colaborar para uma " Geração cárie zero". Devemos mostrar aos nossos pequenos clientes que odontopediatra é seu amigo e que dentista não é "Bicho-Papão".


Quem é a colunista: Dra. Lúcia Coutinho
O que faz: É especialista em odontologia para bebês e adolescentes e tem uma clínica odontológica em Moema, São Paulo.
Pecado gastronômico: Bacalhoada
Melhor lugar de São Paulo: Parque do Ibirapuera
Fale com ela: clinica@luciacoutinho.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte