Guia da Semana

Foto: Morguefile


Muitas mães não sabem que devem levar seus bebês ao dentista, porém, essas consultas, cuidam dos primeiros dentinhos e evitam problemas no futuro.

Bebê vai ao dentista? A partir de que idade?
A partir dos seis meses, quando começam a nascer os primeiros dentinhos. Nesta visita, a mamãe recebe orientação sobre dieta, higiene, aplicação de flúor, uso adequado da mamadeira, chupeta e também correção dos maus hábitos como chupar dedo.

Quando os dentinhos estão nascendo o bebê sente dor?
O bebê pode sentir algum desconforto e alguns sintomas como, aumento de saliva devido à maturação das glândulas salivares e à dificuldade que o bebê tem de engolir a saliva produzida; diarréia; febre baixa passageira; irritabilidade; choro; corisa e irritação local provocada pela pressão dos dentes na gengiva.

Os dentes do bebê precisam ser escovados?
Sim, a higienização é importante, até mesmo, antes da erupção dos dentinhos. Usa-se uma gaze embebida em água filtrada e se passa, delicadamente, na gengiva. Depois que os dentes nascem, devem ser escovados com uma escovinha de cerdas macias principalmente após as refeições. É importante a orientação de um odontopediatra para se indicar o tipo de escova e o creme dental ideal para criança, que até 4 anos deverá ser sem flúor.

Bebê tem cárie ? Quais são as causas?
O bebê pode vir a ter cárie. O hábito de o bebê ser amamentado ou alimentado com mamadeira de leite, chá ou qualquer líquido com açúcar ou mel, principalmente à noite, pode provocar cárie de mamadeira, que é aguda, provoca dor e tem evolução rápida, chegando a causar a destruição dos dentinhos num curto espaço de tempo. O aleitamento materno prolongado (até os 2 ou 3 anos de idade) sem a devida higiene e de forma indiscriminada, também pode levar ao aparecimento de cárie.

Foto: Clínica Lúcia Coutinho
Qual o aspecto da cárie de mamadeira?
Os primeiros sinais são manchas brancas e opacas que, muitas vezes, não são percebidas pelos pais. Normalmente afetam os dentes anteriores (frente) superiores e inferiores, local onde o leite fica estagnado durante a noite. Estas manchas formam cavidades em pouco tempo que podem levar a cáries grandes. É importante tratá-la, pois uma lesão (infecção) no dente de leite, poderá alterar a formação do dente permanente sucessor. Para evitá-la não ofereça mamadeira durante a madrugada e limpe bem os dentinhos da criança, principalmente à noite, após a última mamada.

Como tratar da criança pequena que tem cárie, sem deixar traumas?
A criança que já tem cárie deverá passar por um condicionamento psicológico antes do tratamento, com o objetivo de familiarizá-lo com tudo que será usado no consultório através da técnica de "mostra e faz". A criança deverá ser trazida gradativamente para tratamento e, aos poucos, o dentista ganhará sua confiança e colaboração tornando-o mais tranqüilo e evitando traumas futuros. No final de cada sessão, ela ganha uma "lembrancinha" como recompensa pelo bom comportamento.

Como a cárie pode ser evitada na criança?
Através de alguns cuidados básicos como: escovação supervisionada pelos pais 3 vezes ao dia (manhã, almoço e jantar), controle de dieta evitando consumo exagerado de balas, doces, chocolates e refrigerantes, principalmente entre as refeições (quando for oferecer esses alimentos procure dar como sobremesa, higienizando logo após), visitas ao odontopediatra a cada seis meses para tratamento preventivo com aplicação de flúor e uso de selantes. Nesta oportunidade os pais devem receber orientação quanto à prevenção, com o objetivo de colaborar para uma " Geração cárie zero". Devemos mostrar aos nossos pequenos clientes que odontopediatra é seu amigo e que dentista não é "Bicho-Papão".


Quem é a colunista: Dra. Lúcia Coutinho
O que faz: É especialista em odontologia para bebês e adolescentes e tem uma clínica odontológica em Moema, São Paulo.
Pecado gastronômico: Bacalhoada
Melhor lugar de São Paulo: Parque do Ibirapuera
Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.