Guia da Semana

O legado mágico de Charles Schulz

Obra completa de Charles Schulz, criador da série Peanuts, prova que Charlie Brown e Snoopy têm muito o que ensinar a pais e filhos.



Aclamado como um dos personagens mais célebres dos quadrinhos, Charlie Brown desembarcou no Brasil com The Complete Peanuts, compilação de todos os quadrinhos já publicados desde meados da década de 1950. Dividido em 25 volumes, separados por períodos, os livros revelam a evolução de Snoopy, Minduim, Lucy e Patty Pimentinha no último meio-século. E edição, entretanto, está no original, em inglês, o que torna a leitura dificultosa para os pequenos fãs da série. Felizmente, editoras como a Conrad e a L&PM têm lançado boa parte do trabalho de Charles Schulz, leitura que há décadas influencia pais e filhos ao redor do planeta.

O cartunista, filho de um barbeiro alemão, mesma profissão do pai de Charlie Brown, serviu às Forças Armadas dos Estados Unidos como líder de um esquadrão de metralhadoras na Europa antes de colaborar com jornais americanos com suas tirinhas. Dono de traços econômicos e certeiros, Schulz despachou para os quadrinhos não apenas suas impressões sobre a humanidade, mas também algumas das pessoas a quem estava intimamente ligado. As quase 18 mil tirinhas publicadas até sua morte, em 2000, guardam resquícios de amores de juventude, ex-mulheres e outros conhecidos do quadrinista. Até Snoopy, o beagle de Charlie Brown, foi inspirado em um antigo cão de Schulz, chamado Spike.

Snoopy: beagle foi inspirado em antigo cão de Schulz


Schulz conferiu a seus personagens um matiz de emoções complexas, cuidadosamente distribuído em camadas nem sempre visíveis em sua obra. Cingido por angústias incomuns a crianças de sua idade, Charlie Brown debate-se em dilemas existências, versando sobre solidão e abandono de maneira muitas vezes tragicômica. Suas relações sociais são espinhosas, pautadas pela incompreensão, uma de suas características mais marcantes. O amor metafísico nutrido pela Garotinha Ruiva sintetiza a rede de sentimentos inalcançáveis que circunda o universo de Minduim.

Embora a melancolia seja uma propriedade de relevo na personalidade de Charlie Brown, o personagem notabiliza-se pela perseverança inabalável - afinal, sempre tenta mais um arremesso ou um chute - e pela dedicação incondicional aos colegas. A amizade entre Minduim e seu cão, Snoopy, é uma lição de companheirismo e afeto, capaz de superar a malandragem do beagle e as incertezas de seu dono.

As tirinhas de Schulz primam por resgatar a que há de adulto no universo infantil e o que há de infantil no universo adulto sem apelar a clichês. De sua obra, é possível compreender diversas interpretações, das mais profundas as mais triviais. E é aí que reside a genialidade do cartunista, capaz de abordar o público infantil de uma maneira simples e inteligente, lançando mão de diálogos diretos e traços caprichados, enquanto oferece aos mais experientes um mosaico de sentimentos e situações próprios de seu universo.

Seja a introspecção de Schroeder, hipnotizado pelos acordes de seu piano de brinquedo, a fragilidade de Linus van Pelt, sempre agarrado a seu indefectível cobertor azul, a malícia de Lucy, a destilar resoluções um tanto quanto ácidas ou a sagacidade de Snoopy, os dramas enfrentados pelos personagens de Peanuts refletem distintos momentos da vida de toda criança, e, claro, de todo adulto.

The Complete Peanuts
Editora Fantagraphics Books
Preço: R$ 72,38 cada volume

Imagens: www.snoopy.com




Quem é o colunista: Bruno Lofreta
O que faz: jornalista
Pecado gastronômico: comida mexicana e cerveja irlandesa
Melhor lugar do Brasil: Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica)
Fale com ele: sr.lofreta@hotmail.com



Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte