Guia da Semana

Foto: Getty Images

"Mãe, me dá um cachorro?". É bem provável que muitos adolescentes já tenham feito esse pedido aos seus pais. Porém, para a infelicidade deles, muitas vezes a resposta é "não". Afinal, os animais de estimação podem ser fofos, carinhosos e companheiros, mas precisam de muita atenção e dedicação. Por isso, antes de pedir um cachorro, um gato ou até mesmo um peixe aos seus pais, é importante pensar bem se você realmente está a fim de se privar de algumas coisas para dar ao seu PET a vida que ele merece.

Segundo o Dr. Fábio Ochoa, antes de presentear alguém com um animal de estimação, é preciso ter certeza de que essa pessoa realmente gosta de animais. "Se é vontade do adolescente ter um animal, não há contras. Pelo contrário, ele terá um companheiro, amigo, cúmplice e vai aprender a ter mais responsabilidades", explica.

É fundamental saber também que, ao contrário do que muitos pensam, adotar ou comprar um animal de estimação não se resume a dar carinho e comida. Além disso, são necessários alguns cuidados básicos para que a saúde do seu bichinho esteja sempre em dia. Vermifugação e vacinação de tempos em tempos, banho, alimentação de qualidade e exames periódicos de rotina são apenas algumas das coisas que garantem a qualidade da vida do seu animal.

Mas, se mesmo depois dessa lista resumida das necessidades do seu PET, você ainda quiser ter um, saiba que as chances de a experiência valer a pena são grandes. Afinal, quem é que nunca teve um amigo simplesmente apaixonado pelo seu animal de estimação? É o caso da Byanca Fernandes, 18, que tem um cachorro - o Nick, da raça Yorkshire - e alguns canários. Nick está com Byanca há três anos e já é considerado da família. "Sempre tive cães, só que ficavam no quintal e dormiam fora de casa. Quando o vira-lata morreu, eu quis um pequeno pra ficar dentro de casa", conta.

Foto: Arquivo Pessoal
O Yorkshire Nick está com Byanca há três anos

A estudante conta que as desvantagens são poucas. "Só no início que tem algumas dificuldades, como ensinar a ele onde fazer as necessidades", diz. Já os benefícios que o PET traz são muitos e no caso de Byanca, a vinda do Nick foi importante na recuperação de seu pai, que havia sofrido um enfarto. "Um tempo depois que eu comprei o Nick, meu pai teve um enfarto e ele ajudou muito na recuperação, fazendo com que meu pai não se sentisse tão sozinho e se distraísse um pouco. Hoje ele é a alegria da casa, parece uma criança, tem suas roupinhas e até dorme comigo na cama", conta a estudante.

Outra que não abre mão de ter seu animal de estimação é a produtora de moda, Mariana Vitale, 20. Mariana queria muito um cachorro e, para isso, a produtora precisou convencer a mãe e a irmã de que essa era realmente uma coisa importante para ela. "Já tive peixes, pássaros, mas sempre quis tem cachorro, só que minha mãe e irmã tinham pavor", conta. Depois de tanto "pentelhar" as duas, Mariana comprou a Hera - uma cadela da raça labrador - que hoje está com oito anos e é o xodó da casa.

Foto: Arquivo Pessoal
Hera está com oito anos e é o xodó da casa

Em relação às desvantagens, Mariana aponta o item campeão: limpar as necessidades do PET. Fora isso, a produtora reclama apenas de ter que deixar Hera sozinha por muito tempo. "Hoje acho ruim porque agora todo mundo passa o dia fora de casa, então, tenho muita dó porque ela fica o dia inteiro sozinha, mas se comporta muito bem", diz.

Por que ter um PET?
Como já foi dito, ter um animal de estimação não é tão simples assim. No entanto, apesar do trabalho e dos gastos a mais, um PET pode trazer muitas coisas boas para a sua vida. Segundo Byanca, os animais de estimação são companheiros, sinceros e amigos de verdade, que estão sempre ao seu lado. Pra quem acha que é exagero, a estudante faz até mudar de idéia quando conta que o Nick já interferiu em sua vida amorosa. "Namorei um garoto que não gostava de cachorro, reclamava muito sobre o Nick e com isso, o relacionamento foi desgastando. E como eu nunca abandonaria meu PET, resolvi acabar com o péssimo namoro e ser feliz com o Nick. Agradeço muito por isso", conta.

Mariana concorda com Byanca e diz que um animal de estimação é "puro, não te julga e é o melhor amigo de todos". "Não tem amor igual, é a melhor coisa da minha vida. Sempre chego tarde em casa e a Hera vem toda feliz. Se eu estou triste, ela fica perto de mim. Adoro brincar com ela, amo o cheiro dela e o jeito que ela olha pra mim. É minha filha", diz Mariana.

E quando o assunto é "gente que não gosta de animais de estimação", Byanca ressalta que é do direito de cada um não gostar. "A gente tem que respeitar as outras opiniões, o que não pode é maltratar os animais, isso, sim, é muito grave". Já Mariana é mais radical e diz que quem não gosta de animais "não tem amor próprio".

Celebridades e seus fiéis companheiros
Recentemente, andar com o cachorro de estimação a tiracolo virou moda em Hollywood. Ashley Tisdale não desgrudava de Maui, mistura de Poodle e Maltês, enquanto sua companheira de High School Musical, Vanessa Hudgens, andava pra lá e pra cá com Shadow, um poodle toy.

Já Britney Spears fez uma coleção de cachorros e causou revolta no pessoal da ONG Humane Society, depois de "perder" o maltês Lacy. Antes disso, a cantora teve dois Chihuahua, o Lucky e a Bit Bit, e ainda comprou mais um filhote de Yorkshire.

Paris Hilton também não agradou muito aos defensores dos animais, tanto que foi eleita "o pior dono de cão" por uma revista especializada no assunto. A socialite garantiu o título depois de perder Tinkerbell, uma Chihuahua, trocá-la foi um ferret e, posteriormente, por um chimpanzé. Recentemente, Paris foi vista novamente com Tinkerbell.

Ao contrário de Paris e Britney, a cantora Joss Stone manda muito bem quando o assunto é bicho de estimação. Eleita a "melhor dona de cão", Joss tem um poodle chamado Dusty Springfield e, depois de ver a situação dos animais após os furacões Katrina e Wilma nos Estados Unidos, ela arrumou tempo para ser voluntária da ONG North Shore Animal League America.



Colaborou:
Dr. Fábio Ochoa
Veterinário da Breeds Pet Shop
Endereço: Avenida Paes de Barros, altura do número 3735
Telefone: (11) 2219-2000

Atualizado em 6 Set 2011.