Guia da Semana

Foto: Gael Oliveira/APH


"Eu era o repórter mais jovem do jornal The Times [considerado um dos mais tradicionais da Inglaterra], em 1997. E queria muito ser repórter de guerra. Mas fui o primeiro a lidar com internet na redação - era o único que entendia, entre tanta gente mais velha", conta Bem Hammersley, que hoje é o editor da revista Wired UK, considerada a mais importante no mundo da tecnologia hoje, no palco principal da Campus Party.

Ele lembra que uma repórter bem mais velha decidiu contar o segredo de como ser um correspondente de guerra que, até então, era seu sonho. Muitos drinques depois em um bar de Londres, ela disse: "Vá para a guerra e reporte". Hammersley ficou um pouco decepcionado com a resposta, mas foi esse conselho que o fez se tornar o primeiro e um dos mais influentes jornalistas de internet do mundo - afinal, para entender e escrever bem sobre a rede, era preciso estar imerso nela.

Muito à vontade no palco e brincando bastante com a plateia, Hammersley fez uma retrospectiva dos últimos 20 anos e relacionou o que aconteceu no planeta com a importância que a internet veio adquirindo ao mesmo tempo. "Antes de 1989, o mundo era dividido em caras bons e maus, os que viviam na Rússia. Com a queda do muro de Berlim e o colapso soviético, não havia mais caras maus nem inimigos", disse. Junte-se a isso o fato de a WWW ter começado a surgir, os primeiros servidores foram ligados, e os mais jovens tomaram o mundo de assalto, com suas conexões sem hierarquia e sem ter que pedir a ninguém.

"O sucesso da internet é que as coisas foram surgindo e as pessoas foram fazendo tudo sem pedir permissão para ninguém. Mark Zuckerberg criou o Facebook sem pedir permissão", lembra. Essa é a grande diferença dos tempos atuais para a geração dos anos 50 e 60, quando a hierarquia era fundamental para estabelecer uma certa ordem. "Hoje as pessoas estão conectadas em uma network, e não tem ninguém acima ou abaixo delas", diz.

Ele acredita muito no potencial dos geeks do hemisfério sul - especialmente do Brasil - no que diz respeito à mudança de paradigma e de ordem mundial. "Vocês são jovens e interconectados, é seu trabalho salvar o mundo", brinca. "Só a internet salva".

Atualizado em 6 Set 2011.