Guia da Semana

O negócio é curtir

Para aproveitar melhor as ferramentas da rede social que mais cresce no mundo, veja as dicas preparadas pelo Guia da Semana.

 Fotos: Reprodução
 

Quando o estudante da Universidade de Harvard Mark Zuckerberg criou a rede social Facebook, não poderia fazer ideia do tamanho do sucesso em que estava se metendo. Até hoje, o site já rendeu um livro (Bilionários por Acaso, de Ben Mezrich) e um filme (A Rede Social, de David Fisher), além de muitos bilhões de dólares. Nesse balaio, entra até uma homenagem inusitada de um sujeito egípcio, chamado Gamal Ibrahim, que deu o nome à filha de "Facebook" para expressar a sua alegria pelos resultados alcançados por jovens do país, que usaram as redes sociais para organizar manifestações que levaram à renúncia do presidente Hosni Mubarak, após quase 30 anos no poder.

Mal começamos 2011 e o Facebook já alcançou a impressionante marca de 596,3 milhões de participantes no mundo. No Brasil, o sucesso do site é relativamente novo, mas cada vez maior. Para participar dessa grande rede social sem dar mancadas, o Guia da Semana separou algumas dicas de uso, além de explicar o que está por trás da rede social.

Por dentro do Facebook

Para criar um perfil no site não é preciso receber convite e nem nada disso. Basta se cadastrar, incluir suas informações e começar a adicionar os amigos e contatos. Pela rede, é possível se relacionar com eles comentando fotos e status, deixando recados no mural ou por meio de um sistema de chat online, bem no esquema do MSN. As páginas pessoais de perfil aceitam até cinco mil amigos.

No entanto, mais importante do que saber se esse valor é muito ou pouco para comportar a galera, vale lembrar que, quanto maior a sua lista, maior o número de atividades online, que incluem desde enquetes até brincadeiras como presentes virtuais e mensagens para responder.No perfil também é possível dividir suas fotografias com o pessoal, mas tome cuidado com o que publica no seu álbum online, pois o Facebook se tornou bastante rígido quanto a isso. Qualquer imagem que remeta a nudez é sumariamente excluída do site. Além disso, lembre que aquele amigo que bebeu demais e deu vexame na última festa pode ficar chateado de ter a imagem exposta na internet.

Outro ponto forte da rede são os jogos e brincadeiras, disponíveis de baciada e para todos os gostos. Basta acessar a parte de pesquisa do site e clicar em "aplicativos" para encontrar um menu que vai desde os famosos Farmville e Mafia Wars até o lançamento Onde Está Minha Bic, em que você exercita seus talentos de gestão. Nesse quesito, vale o bom senso. Claro que responder enquetes como Qual assassino em série mais combina com você? pode ser bastante divertido. Contudo, não são todos os seus amigos que se interessam em participar da brincadeira. Por isso, não encaminhe pesquisas indiscriminadamente. Selecione apenas os mais chegados ou nem mande, pois o resultado aparece do mesmo jeito para você.

Curtindo a vida adoidado



Muito mais do que cutucar pessoas, parabenizar aquele amigão pelo aniversário ou compartilhar suas fotos bacanas, o que vem rendendo bilhões de dólares ao site criado por Mark Zuckerberg é um simples botãozinho, capaz de fazer com que os participantes tomem decisões de consumo baseadas na opinião de seus contatos e amigos. E como isso é feito? Por meio daquela ferramenta chamada Curtir, presença constante em diversos sites da web, além do próprio Facebook. Trata-se de um dos itens que mais caracteriza esta rede social, pois toda ação, imagem, vídeo, citação, comentário, entre outros, pode ser curtida.

Quando alguém clica no botão Curtir, mostra para todos os amigos e contatos do que gosta. Assim, pode compartilhar coisas legais e interessantes na rede social sem a necessidade de ficar mandando o link da imagem ou do vídeo, por exemplo. No entanto, segundo Juliano Buzato, responsável pelas redes sociais do Guia da Semana - incluindo Facebook, Orkut e Twitter - a maioria das pessoas desconhece a utilidade desse botão, justamente por não estar acostumada a usá-lo no Orkut, a rede social mais popular no Brasil até o momento. "Muitos acreditam que as atitudes que tem no Orkut funcionam no Facebook de modo similar, mas não é bem assim. Para receber atualizações do perfil, por exemplo, nada de virar amigo da pessoa, basta clicar no botão Curtir", explica Juliano.

Isso acontece porque, ao apertar este botão, o site armazena quais são seus gostos e preferências. Dessa forma, se você curte algo relacionado com futebol ou maquiagem, por exemplo, os algoritmos do Facebook percebem que os anúncios sobre esses dois temas são mais relevantes e têm maiores chances de serem clicados. Assim, quando se entra novamente no site, ele exibe publicidades relacionadas ao futebol ou maquiagem no seu perfil.

Página x Perfil



No Facebook, as pessoas físicas, como eu e você, possuem perfis pessoais, que dão direito a colocar fotos, indicar preferências musicais ou mesmo informar onde se estudou no período escolar. Para acompanhar marcas, produtos ou celebridades - como o cantor Justin Bieber - o correto é procurar pelas chamadas páginas na busca do site. "Se você quer receber as atualizações dessas páginas, o caminho é o mesmo dos perfis: clicar no botão Curtir", completa o responsável pelas redes sociais do Guia da Semana.

Para o publicitário e consultor em comunicação digital Fernando Souza, o público brasileiro ainda não entendeu muito bem como explorar todo o potencial do Facebook, justamente por ser uma ferramenta ainda muito nova para nós. Tanto que o site demorou bastante para ter sua interface traduzida para o português. "Acredito ser uma questão de tempo até o Brasil aumentar o nível de utilização do Facebook, fazendo o site ultrapassar o Orkut, por meio de seus diversos aplicativos de integração".

Segundo ele, uma das vantagens do site é ser uma rede aberta. Isso significa que, por meio de qualquer buscador (como o Google ou Yahoo), a pessoa consegue encontrar o perfil de outro alguém na rede social. O usuário ainda consegue administrar melhor o que será exibido, sem limitar a interação. "Diferente do Orkut, que chegou a um nível de permissão que, quando mal utilizado, impossibilita qualquer troca de dados entre os usuários. Ele se tornou uma rede social que impede a socialização", considera. Para Fernando, outra vantagem do Facebook é a conexão direta de seu chat com o MSN Messenger. "O bate-papo já era um grande sucesso e agora essa integração, ainda pouco conhecida, certamente irá potencializar a comunicação entre os usuários".

Conexões Interessantes

O site, aliás, se tornou um foco maior para as empresas, explica o consultor de marketing digital Marcio Okabe. "Portanto, ser expert no Facebook poderá render pontos no currículo", avalia. Ele conta que a integração com outras redes sociais, como LinkedIn, Formspring, Blogs, Flickr e Twitter, fez com que o Facebook se tornasse um grande agregador social. De forma simples, todo o conteúdo postado por você em outras redes é automaticamente compartilhado com seus contatos no Facebook.  "Acho que as pessoas não entendem o potencial, pois ainda é tudo muito novo e estão na zona de conforto de já terem muitos amigos no Orkut".

Entre as novidades implementadas pelo site, por enquanto disponíveis apenas para os Estados Unidos, está o aplicativo Flip Singapore. Com a definição "Fotos são legais, mas vídeos são muito mais", ele permite que o usuário inclua em seu perfil um vídeo, no lugar daquela foto inicial. Um exemplo deste novo serviço pode ser visto em: http://www.facebook.com/FlipSG?v=app_111207282287469.

Outra inovação desta rede foi incluir dois novos status de relacionamento. Para informar aos seus contatos sobre como anda sua vida amorosa, os usuários agora podem utilizar "Morando junto" e "União estável". Atualmente, as opções disponíveis no Brasil são: solteiro; em um relacionamento sério; em um noivado; casado; em um relacionamento enrolado; amizade-colorida; viúvo; separado e divorciado. Tal inclusão aconteceu após consulta a uma rede de organizações LGBT americanas, que apontou a ausência de opções para representar uniões legais entre pessoas do mesmo sexo.

 Dicas para curtir sem problemas
 Foto: Thinkstock



Amizades
Se você quiser surgir online no bate-papo do Facebook apenas para os amigos que interessa, e off-line para os demais, clique em Lista de amigos > Criar uma nova lista. Depois de dar um nome para essa seleção de amigos, clique em Editar. Na janela que surgirá, digite o nome de seus amigos e clique em Salvar lista. Depois disso, ao lado de cada lista haverá um botão que decide se você vai aparecer ou não para eles.

Jogos e brincadeiras
Se você não curte os joguinhos disponíveis no Facebook e odeia receber convite dos amigos para participar da brincadeira, basta ir em Contas > Configurações da Conta > Notificações. No final da lista que surgirá, desmarque os jogos da categoria Outros Aplicativos. Se os convites persistirem, acesse Conta > Configurações de Privacidade > Listas de Bloqueio > Bloquear convites para aplicativos.

Fotos
Além de bloquear o perfil para estranhos, também dá para escolher o nível de acesso que cada contato seu terá. Vá em Configurações de Privacidade > Personalizar Configurações. Aparecerá uma lista de eventos e dos grupos de usuários que poderão vê-lo. Clique no botão com ícone de cadeado e escolha Personalizar.


Atualizado em 11 Fev 2014.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte