Guia da Semana

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A educação sempre representou um desafio para a sociedade. Afinal, é através dela que o ser humano, desde os primórdios da sua existência formal, é reconhecido pelos seus pares e é também, por meio dela, que ele conquista espaço na sociedade. Nunca, entretanto, a educação representou tamanho desafio para os profissionais que trabalham diretamente com ela como nos últimos anos quando, ao papel desempenhado por professores, coordenadores e diretores, se adicionaram novos desafios.

Nos dias atuais, as instituições de ensino e educadores deparam-se com inúmeras variáveis que exigem conhecimento, não somente dos conteúdos a serem trabalhados, mas, acima de tudo, dos instrumentos necessários para lidar com a diversidade de pensamentos e de situações, além das múltiplas referências, em um mundo em que, além das mudanças extremamente rápidas e constantes, os limites éticos são postos à prova o tempo todo.

Por muitos anos estigmatizado como um burocrata, o diretor de escola exerce hoje uma participação ativa e ampla no dia a dia do Colégio. É função dele, antes de qualquer coisa, ouvir, refletir e encaminhar. É o seu papel indicar saídas e, assim, motivar. Cabe a ele, por fim, uma postura proativa, no sentido de estimular a procura de soluções e não as respostas de pronta-entrega.

O que se espera é que o diretor de escola seja o porto seguro, agindo como um norte. Agindo assim, sua figura se distancia do estereótipo criado no imaginário das pessoas, de que ele é um aristocrático, e ao invés de acolher os alunos, os assusta. Essa figura foi imortalizada pelo escritor Raul Pompéia em seu livro O Ateneu. Aristarco Argolo dos Ramos era o severo diretor do Colégio Ateneu e além de arbitrário era extremamente vaidoso. "Acima de Aristarco - Deus! Deus tão-somente; abaixo de Deus - Aristarco".

O diretor de escola de hoje, além de ter como missão o pensar a educação e o seu fazer pedagógico, assumiu a função administrativa de uma maneira muito mais próxima da que ocorre no mundo corporativo. Pesam sobre ele agora, incumbências de um verdadeiro gestor, que busca compreender os cenários em que o colégio está inserido e, a partir daí, projetar ações de maneira a favorecer o seu crescimento.

É preciso, portanto, que todos aqueles que de alguma forma dirigem ou coordenam uma instituição de ensino, exerçam incessantemente os três princípios básicos que norteiam o perfil do educador: caráter, compromisso e competência. Demonstrando, por meio de sua conduta, a profunda convicção de que o caminho para a pessoa, como ser individual, e como partícipe de um processo coletivo, se dá por meio da educação, onde os conteúdos são ferramentas para construir conhecimentos e proporcionar uma postura cidadã que faça a diferença.

Fundamentalmente, é preciso acreditar! Quem é a colunista: Beate Althuon.

O que faz: Diretora Pedagógica do Colégio Humboldt.

Pecado gastronômico: Apfelstrudel.

Melhor lugar de São Paulo: O bairro em que moro e trabalho, Interlagos.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.