Guia da Semana

O papel do diretor nos dias atuais

Severo, liberal, amigo, justo, tradicional... O que esperar da figura mais temida nas escolas?

Foto: reprodução


A educação sempre representou um desafio para a sociedade. Afinal, é através dela que o ser humano, desde os primórdios da sua existência formal, é reconhecido pelos seus pares e é também, por meio dela, que ele conquista espaço na sociedade. Nunca, entretanto, a educação representou tamanho desafio para os profissionais que trabalham diretamente com ela como nos últimos anos quando, ao papel desempenhado por professores, coordenadores e diretores, se adicionaram novos desafios.

Nos dias atuais, as instituições de ensino e educadores deparam-se com inúmeras variáveis que exigem conhecimento, não somente dos conteúdos a serem trabalhados, mas, acima de tudo, dos instrumentos necessários para lidar com a diversidade de pensamentos e de situações, além das múltiplas referências, em um mundo em que, além das mudanças extremamente rápidas e constantes, os limites éticos são postos à prova o tempo todo.

Por muitos anos estigmatizado como um burocrata, o diretor de escola exerce hoje uma participação ativa e ampla no dia a dia do Colégio. É função dele, antes de qualquer coisa, ouvir, refletir e encaminhar. É o seu papel indicar saídas e, assim, motivar. Cabe a ele, por fim, uma postura proativa, no sentido de estimular a procura de soluções e não as respostas de pronta-entrega.

O que se espera é que o diretor de escola seja o porto seguro, agindo como um norte. Agindo assim, sua figura se distancia do estereótipo criado no imaginário das pessoas, de que ele é um aristocrático, e ao invés de acolher os alunos, os assusta. Essa figura foi imortalizada pelo escritor Raul Pompéia em seu livro O Ateneu. Aristarco Argolo dos Ramos era o severo diretor do Colégio Ateneu e além de arbitrário era extremamente vaidoso. "Acima de Aristarco - Deus! Deus tão-somente; abaixo de Deus - Aristarco".

O diretor de escola de hoje, além de ter como missão o pensar a educação e o seu fazer pedagógico, assumiu a função administrativa de uma maneira muito mais próxima da que ocorre no mundo corporativo. Pesam sobre ele agora, incumbências de um verdadeiro gestor, que busca compreender os cenários em que o colégio está inserido e, a partir daí, projetar ações de maneira a favorecer o seu crescimento.

É preciso, portanto, que todos aqueles que de alguma forma dirigem ou coordenam uma instituição de ensino, exerçam incessantemente os três princípios básicos que norteiam o perfil do educador: caráter, compromisso e competência. Demonstrando, por meio de sua conduta, a profunda convicção de que o caminho para a pessoa, como ser individual, e como partícipe de um processo coletivo, se dá por meio da educação, onde os conteúdos são ferramentas para construir conhecimentos e proporcionar uma postura cidadã que faça a diferença.

Fundamentalmente, é preciso acreditar! Quem é a colunista: Beate Althuon.

O que faz: Diretora Pedagógica do Colégio Humboldt.

Pecado gastronômico: Apfelstrudel.

Melhor lugar de São Paulo: O bairro em que moro e trabalho, Interlagos.

Fale com ela: beate@humboldt.g12.br

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte