Guia da Semana

Foto: Sxc.hu


Eu desconfio que quem "inventou" férias escolares de 2 meses deve ter sido um professor (ou professora), que não tinha filhos, e resolveu se vingar pelo período escolar, fazendo com que nós, os pais, tivéssemos que bolar mil e uma idéias do que fazer para distrair nossos "anjinhos", durante todo este período, em casa, quando eles estão em férias e nós não.

Só tocando no assunto alimentação, dividi, de forma didática, as crianças em 2 grupos durante as férias:

- Um grupo que você precisa "laçar" para vir comer;

- Outro grupo que você precisa "expulsar" da frente da TV, do videogame, do computador que são acompanhados pelas pipocas, pelos salgadinhos, pelos biscoitinhos recheados, pelos refrigerantes e pelo etc.

Sempre que eu acompanho alguma criança com excesso de peso, estrategicamente, marco suas consultas para final de novembro ou começo de dezembro e outra para final de janeiro ou começo de fevereiro. Assim, consigo alertar para estes riscos antes de as férias começarem e "cobrar" os resultados, antes de elas terminarem.

Nas férias, temos o hábito de fazer tudo aquilo que não podemos fazer livremente durante o período das aulas (ou, para nós, de trabalho). A primeira grande mudança das férias é a de horários (hora de acordar e de dormir).

Isso deve e pode ser feito durante as férias. Isso é o que dá às férias a cara de férias: o total descompromisso com qualquer regra.

Isso é muito legal, desde que seja, de certa forma, controlado para quem tem alterações de saúde relativas ao controle de peso. É muito comum que essas crianças ganhem 4 a 5 kilos nestes 2 meses de férias. Normalmente, estas mesmas crianças levam de 4 a 12 meses para perderem este peso. Ao voltarem às aulas, após este ganho de peso, muitas delas desanimam e, este período de 4 meses é gasto em tentar reconquistar a confiança e a auto-estima destas crianças.

Aos poucos, após um esforço grande da família, e muito maior da criança, se estabelece um novo controle.

Aí, sabe o que acontece ? Chegam as férias de julho ....

Quem é o colunista: Dr. Yechiel Moises Chencinski
O que faz: Médico pediatra e homeopata
Pecado gastronômico: Brownie da padaria Bella Paulista quente com sorvete de creme
Melhor lugar de São Paulo: Qualquer lugar num feriado prolongado (Avenida Paulista, por exemplo)
Fale com ele: www.doutormoises.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.