Guia da Semana

Foto: Sxc.Hu

Quando entramos na adolescência, algumas coisas ganham extrema importância nas nossas vidas, umas delas é o primeiro beijo. Idealizamos o jeito, o lugar e a pessoa com quem iremos compartilhar esse momento. O nervosismo e a pressa tomam conta de nossas mentes e imaginamos mil coisas a respeito desse ato que depois de algum tempo, pode virar algo tão comum e superficial.

O primeiro beijo é uma experiência marcante, seja pela descoberta ou pela demonstração de afeto. É nessa hora que temos nosso primeiro contato íntimo com uma outra pessoa. Mas, acredito que muitos desses pré-adolescentes não pensam em dar o primeiro beijo apenas por vontade própria, e sim pela opinião dos colegas que na sua maioria já passaram por isso.

Estar em um grupo de adolescentes e dizer que nunca beijou ninguém pode significar um grande mico. Esses são os famosos BV´s, os "bocas virgens". Ser BV é estar fora do padrão que eles mesmos criaram. Lembro da minha época de escola, na qual o limite era até a quinta série, passou dali já estava fora do "prazo". Tenho certeza de que esse tempo diminuiu, afinal vivemos em uma sociedade cada vez mais precoce.

O tempo passa e todos amadurecem. A conta de quantos beijos um adolescente já deu, se perde. E a importância dada esse ato termina. Por outro lado, a adolescência é uma fase de descobertas. Outras experiências começam a aflorar tornando-se tão ou mais importantes quanto o beijo na pré-adolescencia.

Em uma balada, por exemplo, é muito comum um indivíduo beijar várias pessoas. O momento é simples e rápido e o nome, nessa história, é o que menos importa. Conheço jovens que já beijaram mais de dez em uma noite! E os que vão embora sem beijar ninguém, mais uma vez ficam fora do padrão. É nesse momento que fica claro o quanto o beijo se torna algo superficial, afinal beijar várias pessoas em um período tão curto, não tem o mínimo valor emocional. São apenas números para serem exibidos aos amigos.

Devemos encarar as descobertas da vida da melhor maneira possível, para não nos arrependermos mais tarde. O primeiro beijo, como tantos outros momentos, é importante. Coisas que não voltam mais. Não sou um puritano que acha que todos devem beijar somente quando estiver apaixonado. A adolescência é uma fase passageira e devemos aproveita-la. Mas, respeitar nossos limites, preferências e tempos, sem se importar com o que os outros pensam, só fará bem para nós mesmos.

Leia a coluna anterior de Diego Aquino:

? Castigo em tempos modernos

? Meu ídolo e eu

Quem é o colunista: Diego Aquino.

O que faz: Estudante de Jornalismo.

Pecado Gastronômico: Pizza.

Melhor Lugar do Brasil: Porto Seguro.

Para Falar com ele: [email protected]




Atualizado em 13 Dez 2011.