Guia da Semana

Foto: Getty Images

Chega a hora de prestar o vestibular. O nervosismo e o medo tomam conta de nós. E ainda há alguns empecilhos que dificultam mais nossa chegada até a universidade. O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, era para ser um facilitador no momento de entrar em uma instituição de ensino, porém, esse ano, nem todas as faculdades aproveitarão essa nota.

É difícil escolher o curso que faremos, pois são muitas as opções. Parece que, a cada dia, acordamos com uma ideia nova, mas ficamos com o pé atrás, já que é algo para a vida inteira. E ainda temos de escolher em qual universidade que iremos prestar.

Todos sabem que entrar em uma universidade pública não é nada fácil. A concorrência é grande e os concorrentes estão sempre muito bem preparados. Já as particulares são caras, e nem todos podem pagar as mensalidades cobradas. Também há o prestígio de estudar em instituições públicas, já que existe um grande reconhecimento sobre elas.

Para chegar às melhores universidades muitos usam o resultado do Enem. A nota que você tira nesse exame é somada a do vestibular que você prestou. Porém nem, em 2010, nem todas as faculdades aceitarão essa nota. Segundo elas, existe um problema de datas entre as provas e assim não terá como utilizar a avaliação do Enem.

Poxa vida! E agora? Bom, o melhor mesmo é estudar muito. E acreditar que dá para entrar na universidade com ou sem o Enem. Conheço muitas pessoas que entraram em boas instituições sem a prova e sem cursinho, apenas estudando bastante. E se você não passar dessa vez, sempre há outras chances. O importante é não desistir e acreditar em si.

Leia as colunas anteriores de Diego Aquino:

Enfim, as férias!

Não faz bem para ninguém

Difícil situação

Quem é o colunista: Diego Aquino.

O que faz: Estudante de Jornalismo.

Pecado Gastronômico: Pizza.

Melhor Lugar do Brasil: Porto Seguro.

Para Falar com ele: [email protected] ou o siga no twitter

Atualizado em 6 Set 2011.