Guia da Semana

Foto: Getty Images

Motivação é palavra derivada de "motivo". Qual é o motivo que me leva a fazer algo? O que me desperta interesse ou necessidade? De onde vem a minha vontade e satisfação em aprender coisas novas? Motivar é algo que promove, origina, ocasiona, causa... o quê? Mudanças.

E essas mudanças geram reflexões que nos fazem crescer. A motivação determina a conduta de alguém e está associada à uma nova postura. Nos estudos, a motivação gera grande mudança, levando os alunos a apresentarem características como curiosidade, espírito de enfrentar desafios e interesse em estudar conteúdos novos.

O professor de Matemática Toru Kumon, fundador do método Kumon, dizia que a motivação vinda do elogio concreto é responsável pelo "ponto ideal de estudo" e faz com que o aluno siga estudando feliz.

E quando a criança é elogiada pelas coisas que conseguiu realizar, ganha uma autoconfiança maior do que sua capacidade real, repetindo com satisfação a atividade até que acaba desenvolvendo uma real capacidade. Ela passa a gostar de algo e ter força de vontade quando é reconhecida, por meio de elogios feitos às suas realizações. Nós sentimos o mesmo quando alguém nos elogia após uma atividade realizada com bastante esforço, não é?

O que te faz feliz? O que te deixa feliz? Motivado, você consegue enxergar o mundo com outros olhos, conquista resultados, supera obstáculos, acredita em seus sonhos e pode ser muito, muito mais feliz! E mover positivamente o mundo! Já pensou nisso?

Leia as colunas anteriores de Adriana Tomaz:

O que é cálculo mental?

Números e mais números

É bom tomar conhecimento

Quem é a colunista: Adriana Pinheiro Tomaz.

O que faz: Responsável pela Orientação do Método Kumon.

Pecado gastronômico: comida japonesa.

Melhor lugar do mundo: o Brasil.

Fale com ela: [email protected].

Atualizado em 6 Set 2011.