O que muda depois da primeira vez?

A perda da virgindade não causa mudanças no corpo, mas acompanha uma fase de transformações físicas e emocionais

Última publicação: 10/03/2014


  • Créditos:

Além das expectativas emocionais, a perda da virgindade desperta receio com relação às mudanças do corpo. Muitas perguntas atormentam a cabeça dos adolescentes que estão ansiosos pela primeira vez.

A principal delas é: "Será que alguém vai perceber que eu já transei?". Essa dúvida é alimentada por mitos antigos, que foram passados de geração em geração, principalmente pelas famílias que queriam reprimir o desenvolvimento sexual dos jovens. 

Há mudanças no corpo após a perda da virgindade?

"As mudanças têm a ver com a puberdade, que é a época de desenvolvimento do corpo, e não com o início da vida sexual, que, normalmente, coincide com essa fase", explica o hebiatra Maurício de Souza Lima. A única alteração que acontece da noite para o dia é o rompimento do hímen da menina. O crescimento dos seios, de pêlos, o aumento dos quadris e o estreitamento da cintura são conseqüências naturais do crescimento e variam de pessoa para pessoa. 

primeira vez

A maioria das lendas sobre sexo são relacionadas ao corpo feminino, talvez porque as mulheres sejam historicamente mais oprimidas que os homens. Até pouco tempo, era comum os meninos perderem a virgindade com prostitutas, enquanto as meninas tinham obrigação de se casarem virgens e sangrar na noite de núpcias: "Hoje, sabemos que nem todos os hímens se rompem ou sangram na primeira relação sexual", explica o especialista em adolescentes. 

Andresa Virgilino, 20 anos, morria de medo que o avô descobrisse quando ela transasse: "Ele dizia que conseguia descobrir só reparando nos quadris, que ficavam mais largos". Julgar que o canal vaginal vai alargar se a mulher transar muito também não tem nada a ver: "A vagina é elástica e se adapta ao tamanho do objeto que a penetra. Durante o sexo ela dilata, mas logo depois volta ao normal", esclarece Dr. Maurício.

Mitos e verdade da primeira vez

Um mito que acaba esfriando o amasso é achar que acariciar os seios com as mãos e a boca pode deixá-los caídos. Na verdade, eles só ficam flácidos se a garota engordar e emagrecer muito rápido, ou, então, depois da gravidez. Outras pessoas querem fazer verdadeiras performances na cama, porque pensam que vão perder alguns quilinhos durante a relação sexual. Na verdade, não é bem assim. O sexo queima calorias, assim como outras atividades, mas não é nada muito significativo, que realmente faça a pessoa emagrecer.

Há mudanças no corpo após a perda da virgindade?

Se sexo não emagrece, também não engorda. Algumas meninas reclamam que ganharam peso depois que começaram a namorar e ter uma vida sexual ativa, mas, no caso das garotas prevenidas, isso acontece por causa das pílulas anticoncepcionais. Andresa se queixa que não conseguiu tomar pílula por mais de um mês: "Meus seios e meu quadril ficaram maiores e eu sentia muito enjôo, tive que parar". O hebiatra explica essa reação: "A pílula pode deixar a menina inchada por causa das alterações hormonais, mas é só conversar com o médico e procurar o remédio adequado". 

No caso dos meninos, não há nenhuma mudança física após a primeira relação sexual. O que pode acontecer é eles ficarem paranóicos, achando que são impotentes, se, por acaso, broxarem na primeira na vez: "A dificuldade de ereção é normal na primeira relação por causa da pressão e da ansiedade. Dificilmente é um problema de saúde, assim como a ejaculação precoce, também muito comum no início da vida sexual. Geralmente, esses problemas se resolvem com a prática", esclarece Dr. Mauricio.

Depois da primeira relação sexual, o que muda mesmo é a sua cabeça. A perda da virgindade é um momento muito marcante e a decisão deve ser tomada com maturidade, sem pressão de amigos ou do parceiro. Se você sentir que ainda não está preparado, espere um pouco mais, evite ter uma transa desagradável e ficar com sentimento de culpa ou vergonha depois. E não se esqueça de usar a camisinha para se proteger de DSTs e de uma gravidez indesejada. Para não ficar nessas encanações, converse com um médico.

Serviço:

Hebiatra - Dr. Maurício de Souza Lima
Rua Viradouro, 63 - 3º andar - Itaim Bibi - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3167-1347

Comentários