Guia da Semana

Foto: Divulgação DC Comics


Desenhista de duas das maiores editoras de quadrinhos do mundo, a Marvel e a DC Comics, o paulistano Renato Guedes é o dono dos traços que dão vida ao Super-Homem e, mais recentemente, passou a ser o responsável pelo Wolverine também. Artista da DC desde 2003, ele falou ao Guia da Semana sobre o começo de sua carreira, suas referências e outros temas que você confere na entrevista abaixo.

Guia da Semana: Como você se tornou desenhista de duas das maiores editoras de quadrinhos do mundo?
Renato Guedes: Tem uma agência aqui em São Paulo, a Art Comics, que trabalha com eles (as editoras Marvel e DC) há uns 20 anos. Eu mostrei o meu portfólio pra eles e foi assim que eu comecei. É um trabalho que não tem muito segredo. Como tem essa agência aqui, foi só eu apresentar o meu trabalho. Isso foi em 2003, antes eu fazia trabalhos para publicidade.

Guia da Semana: Você lembra como começou a se interessar por histórias em quadrinhos?
RG: Comecei a ler quadrinhos ainda criança, com as revistas infantis da Disney, Turma da Mônica, depois eu passei a ler os europeus, tipo Tin Tin e Asterix & Obelix. Só no começo da adolescência que comecei a ler os quadrinhos de super-heróis. Eu acredito que as histórias em quadrinhos tenham sido uma das coisas determinantes para eu me tornar desenhista.

Foto: Divulgação DC Comics


Guia da Semana: Como é o seu esquema de trabalho?
RG: Eu recebo um roteiro via internet e trabalho em cima dele até chegar ao "lápis final". Não chego a mandar esboço nem nada, eu já mando a página desenhada e diagramada, pronta para a arte, finalização e a colorização. Tenho liberdade total de criação, vez ou outra o roteirista tem uma ideia para a composição de uma página, aí isso já vem descrito pra mim também. Mas não é uma regra. E como eu tenho a liberdade de desenhar aqui de casa, às vezes acabo passando do limite - tanto trabalhando de mais como de menos (risos).

Guia da Semana: Você ouve música enquanto produz?
RG: Ouço um pouco sim. Estou numa fase de world music, não tenho escutado música pop. Tenho escutado música cubana, como Buena Vista, ouço tango também...

Guia da Semana: Além dos super-heróis, você lê outros tipos de HQs?
RG: Atualmente, eu não tenho lido muito histórias em quadrinhos. Como eu passo muitas horas desenhando, não sobra muito tempo para eu ficar lendo e o que sobra eu prefiro dedicar a outras coisas. Mas eu não tenho uma preferência por um gênero, eu gosto da linguagem como um todo. Já li de tudo e tenho de tudo na minha biblioteca.

Foto: Divulgação DC Comics


Guia da Semana: Poderia citar alguns artistas que são referências para o seu trabalho?
RG: Eu sempre tive muita referência da art nouveau, de pintores como o Alphonse Mucha, gosto também do Norman Rockwell. Sempre tive muita influência de pintura e ilustração, e essas referências me ajudaram a compor o meu repertório. Não foram só as histórias em quadrinhos que me influenciaram.

Guia da Semana: Você tem projetos para escrever e desenhar sua própria HQ?
RG: Tenho planos sim, mas trabalhando e dependendo disso fica difícil de conciliar as coisas. Um projeto pessoal não é algo para se fazer mês a mês, sabe? Eu acho que é preciso tempo para se dedicar um pouco mais e, no momento, como eu trabalho no mainstream, fica difícil de encontrar tempo. Mas eu espero diminuir um pouco o ritmo e conseguir levar adiante esse tipo de projeto. Eu tenho umas idéias que estou escrevendo, não é nada de super-herói, é bem diferente do que eu faço atualmente.


Atualizado em 6 Set 2011.