Guia da Semana

Para os pais que precisam entreter suas crianças, toda dica de programa e passeio é bem-vinda. Entre a Lagoa do Taquaral e o Sesc, ou uma voltinha ao museu, o que importa é aproveitar a cidade com os pequenos.

+ Veja os filmes que estão em cartaz
+ Fique por dentro dos filmes infantis em cartaz

Confira a seguir os passeios que podem deixar o dia de lazer na sua memória:

PARQUE PORTUGAL (LAGOA DO TAQUARAL)

Oferecendo atividades culturais e recreativas e um dos melhores lugares para lazer em Campinas, no Parque Portugal há pedalinhos nas "águas que dançam", uma réplica da caravela de Pedro Álvares Cabral (a Anunciação), planetário, praça para atividades cívicas (Esplanada das Bandeiras) e Centro de Vivência dos Idosos.

Conta, ainda, com passeio de bondinho, percorrendo três quilômetros, quadras de basquete e vôlei, pistas de aeromodelismo e patinação, aparelhos de ginástica, playground, viveiros de pássaros, pesca nos feriados e finais de semana e deliciosas áreas verdes para piquenique.

A Lagoa do Taquaral fica na Avenida Heitor Penteado, 1671 e funciona diariamente, das 7h até as 22h, com estacionamento gratuito.


MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL E AQUÁRIO MUNICIPAL

Criado em 1938, o Museu divulga conhecimentos, promove a conservação da flora e da fauna e desenvolve programas de educação ambiental. Possui exposições de objetos indígenas e relacionados à história natural do país, animais em extinção, variedade de aves, peixes e diversos ambientes naturais: Litoral Paulista, Mata Atlântica, Floresta Amazônica, Cerrado e Pantanal.

Também conta com atividades para diferentes idades escolares: "Tocando os Animais", "Animais Peçonhentos", "Casa dos Animais Interessantes" e o Aquário, que foca a importância da água e as diferenças entre animais de água doce e salgada, ao vivo.

O Museu de História Natural localiza-se no Bosque dos Jequitibás, à rua Coronel Quirino, 2. Oferece programas de atividades para deficientes físicos e funciona de terça a domingo e feriados, nos horários: 9h até 12h; 13h até 17h30.

ESPAÇO DE BRINCAR DO SESC

É um lugar destinado ao brincar e à convivência lúdica, onde a criança só entra acompanhada dos pais e, com eles, imagina, fantasia, cria, brinca, inventa e reinventa. São realizadas atividades programadas por educadores, visando a importância da relação pai/filho na formação da criança e que contribuem no seu desenvolvimento cognitivo, intelectual e motor.

Está situado na Avenida Washington Luís, 2480, Parque Prado.

MARIA FUMAÇA

Utilizada como cenário em muitas novelas de época, como Cabocla, Sinhá Moça e até mesmo filmes como O Menino da Porteira, a Maria Fumaça de Campinas está entre as poucas existentes ainda no Brasil. É a vapor e tem aquele barulhinho gostoso de trem. Passa por lindas paisagens e fazendas de café e tem um monitor em cada vagão, contando a respeito das fazendas, seus donos e a história da região. Em Jaguariúna, que faz parte do passeio, há várias roupas de época para tirar fotografias.

Os passeios são de ida e volta, apenas nos finais de semana e crianças de 5 a 12 anos, estudantes com carteira e idosos, pagam meio ingresso. É necessário chegar uns 40 minutos antes, pois os vagões são arrumados de acordo com o número de passageiros.

Fica na Rua Dr. Antônio Duarte da Conceição, 1500, no Jardim Madalena, com telefone para agendamento e maiores informações: (019) 3207-3637.

HOTEL FAZENDA SOLAR DAS ANDORINHAS

Contando com equipe de profissionais especializados e uma grande variedade de lazer e aventura para divertir a família toda, o Solar das Andorinhas possui: parque aquático - com piscina aquecida no inverno -, arvorismo, balonismo, tirolesa, rafting, paintball, caminhada, sauna, turismo cultural e pesque-pague.

É uma área verde com dez alqueires, que ainda oferece: hospedagem para animais de estimação, acesso à internet, loja de antiguidades, espaço para bebês com brinquedos e monitores, além da programação para terceira idade.

O hotel está localizado na Rodovia Campinas - Mogi-Mirim, km 121 e oferece serviço de quarto das 15h até 0h.

HOPI HARI


Apenas a 30 km de Campinas está situado o parque temático brasileiro, que foi criado em 1999 e oferece diversão, alegria e muita adrenalina.

O passaporte dá direito a muitas atrações, com exceção dos jogos e brinquedos eletrônicos e os que usam cartões magnéticos ou fichas. Todas as pessoas calçadas, que tenham até 1 metro de altura e acima de 65 anos não pagam, devendo mostrar documento.

O Hopi Hari fica na Rodovia dos Bandeirantes, km 72, Vinhedo - São Paulo e funciona, geralmente, a partir de sexta-feira. Como os seus horários não são fixos, é recomendado entrar no site do parque para conferir o calendário e programar-se.

Por Rafaela Piccin

Atualizado em 11 Jul 2013.