Guia da Semana

Foto: Getty Images


Prestes a terminar a licença-maternidade, além dos pais, os bebês também têm pela frente uma mudança significativa em suas vidas, pois terão os primeiros contatos com o mundo longe da mãe. Inseguros quanto à nova rotina, e preocupados se o filho pode estranhar tal mudança, o casal acaba sendo o que mais sofre.

No caso dos bebês que vão para o berçário, todos esses impasses são avaliados e discutidos no processo de adaptação à escola, que inclui a participação ativa dos pais junto com o bebê por um período.

É importante que este processo seja em conjunto com os pais, pois eles precisam estar seguros e confiantes para passar essa tranquilidade aos seus filhos e proporcionar um ambiente seguro e divertido também.

Para os bebês de até 12 meses de vida, é essencial que as mães possam ficar próximas aos seus filhos no primeiro dia, pois, além de descreverem suas rotinas para as professoras, elas podem dar "dicas" muito importantes sobre o comportamento e costumes que especialistas levariam muito tempo para descobrir - ou talvez nem descobririam.

Além de estar presente nessas primeiras horas na escola, este contato diminui a ansiedade de saber como tudo funciona, e permite à mãe retornar no dia seguinte com maior segurança. Isso faz com que, em menos de uma semana, os bebês já estejam adaptados e frequentando a escola no período em que foram matriculados.

Vale lembrar que, desde muito cedo, é importante manter um relacionamento de cumplicidade com as crianças e demonstrar segurança sobre o que irá acontecer. Mesmo sendo um bebê, ele sentirá o que está acontecendo em volta e perceberá através das reações dos pais se está tudo bem.

Essa troca vai estabelecendo vínculos que estão inseridos na proposta de colégios sérios, que acolhem seus alunos como integrantes da sua família.

Quem é a colunista: Cristina Tambroni, e me sinto realizada em minha profissão.

O que faz: Coordenadora de educação infantil do Colégio Itatiaia.

Pecado gastronômico: Pizza!

Melhor lugar do mundo: Adoro praia.

Fale com ela: [email protected] ou pelo site www.colegioitatiaia.com.br.




Atualizado em 6 Set 2011.