Guia da Semana

Foto: Divulgação/Campus Party Brasil

Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web, é um dos nomes confirmados

Nem só de acampamento, internet com 10 GB de velocidade, games e oficinas é feita a Campus Party. O evento vai contar com grandes personalidades do mundo da informática, sustentabilidade e ciência, que vão discutir a relação da internet com meio ambiente, privacidade na rede, software livre e o que os cientistas estão desenvolvendo para melhorar as conexões nossas de cada dia. Confira quem são eles e o que têm a dizer.

Al Gore

O ex-vice-presidente norte-americano é uma das maiores autoridades do mundo na área da sustentabilidade. Seu documentário "Uma verdade inconveniente", sobre o aquecimento global, levou o Oscar em 2007, no mesmo ano em que Gore ganhou o Prêmio Nobel da Paz.

Steve Wozniak

Foi o engenheiro de computação que, junto com Steve Jobs, fundou a Apple - a empresa, que dispensa apresentações, foi a pioneira no desenvolvimento dos computadores pessoais e hoje é muito mais conhecida pelos seus produtos da família que começa com i: iPod, iPad e iPhone.

Tim Berners-Lee

O físico criou a World Wide Web, os "www" onipresentes nos endereços dos sites na internet. É também um dos estudiosos que mais pesquisam o futuro da rede.

Ben Hammersley

Ele é o editor da Wired UK, uma das revistas de tecnologia mais importantes do mundo. Também é o diretor-geral da Campus Party EUA, que vai acontecer em julho deste ano. Não bastasse isso, é autor de vários livros sobre a internet.

Kul Wadhwa

Diretor gerente da Wikimedia Foundation/Wikipedia, que é mais conhecida como a enciclopédia eletrônica escrita e desenvolvida de maneira colaborativa. Wadhwa fala um pouco de português - e até sabe fazer caipirinhas.

Stephen Crocker

Um dos pais da internet, ele foi um dos desenvolvedores dos protocolos de comunicação da Arpanet - a primeira rede interligada de computadores -, do Departamento de Defesa dos EUA e que, mais tarde, serviu como base para a internet que conhecemos hoje.

Alexandre Ottoni e Deive Pazos

Eles são os líderes do Jovem Nerd, um dos blogs de cultura e entretenimento nerd mais acessados do Brasil. Eles já são veteranos das edições anteriores da Campus e sempre são um dos maiores destaques.

Jon "Maddog" Hall

Diretor executivo da Linux International, que promove aplicações em código aberto - o Linux é um exemplo -, Jon é também um dos maiores entusiastas do software livre - programas que têm seu código fonte liberado para ser alterado ao gosto do usuário.


Tatiana Rappoport

A única mulher - e brasileira! - do Dream Team da internet é doutora em Física e participou do grupo que ganhou o Prêmio Nobel de Física em 2010. Sua área principal de estudos são as propriedades dos nanomateriais. Ela também estuda o grafeno, uma forma de carbono que promete ser um dos materiais do futuro na eletrônica.

Atualizado em 6 Set 2011.