Guia da Semana

Polkán Garcia, diretor de inovação da Futura Networks, e diretor da Campus Party na Colômbia, é um dos estudiosos e desenvolvedores dessa nova forma de endereçamento na internet, o IPv6. Em sua palestra, na noite de quinta-feira, ele explicou o que é o protocolo e qual é a importância dos endereços na rede.

Tal como um número de telefone, cada equipamento que se conecta à internet recebe uma identificação, que o faz ser único na rede mundial de computadores. Sendo assim, quando você usa seu PC para enviar um e-mail ou entrar no twitter, ele tem uma identificação especial, que o distingue dos outros dispositivos na internet.

A essa identificação se dá o nome de IP, ou internet protocol (protocolo de internet, em inglês). Quando ele foi criado, há mais de 30 anos, o IP era uma sequência de quatro conjuntos de números com três dígitos, que vão de 0 a 255, por exemplo, 189.80.241.229. Com essa combinação, quatro bilhões de endereços diferentes poderiam ser criados. Imaginou-se que esse número seria suficiente. Mas não é - mais.

"Em 15 dias, segundo algumas previsões, esse número vai se esgotar", contou García. Com a explosão da quantidade de aplicativos móveis que surgiram nos últimos anos, como celulares, tablets e smartphones, a "cota" de endereçamento chegou ao seu limite. É aí que entra o IPv6, que está sendo utilizado, em larga escala, pela primeira vez, nesta edição da Campus. "Vocês são pioneiros", disse.

"Ele não será um produto que você precisará comprar, não é uma moda, nem uma onda que vai passar. Ele é uma realidade", afirmou. Com o IPv6, a quantidade de dispositivos que podem ser conectados à internet pode aumentar enormemente. O seu IP terá oito conjuntos de quatro números, que também usam letras na sua formação. "A quantidade de aparelhos conectados será do número 34 seguidos de 28 zeros. Isso é mais que a quantidade de estrelas que podemos ver no céu".

Na prática, isso vai possibilitar a qualquer aparelho eletrônico ser conectado à internet. Sua geladeira, micro-ondas, despertador ou televisão, por exemplo, poderão responder aos seus comandos de onde você estiver. Ligar a cafeteira para preparar seu café enquanto estiver voltando para casa será uma realidade.

Atualizado em 6 Set 2011.