Guia da Semana

Os novos endereços da internet

O que é o IPv6 e como ele vai mudar a forma de conexão de computadores, aplicativos móveis e até eletrodomésticos à rede

Polkán Garcia, diretor de inovação da Futura Networks, e diretor da Campus Party na Colômbia, é um dos estudiosos e desenvolvedores dessa nova forma de endereçamento na internet, o IPv6. Em sua palestra, na noite de quinta-feira, ele explicou o que é o protocolo e qual é a importância dos endereços na rede.

Tal como um número de telefone, cada equipamento que se conecta à internet recebe uma identificação, que o faz ser único na rede mundial de computadores. Sendo assim, quando você usa seu PC para enviar um e-mail ou entrar no twitter, ele tem uma identificação especial, que o distingue dos outros dispositivos na internet.

A essa identificação se dá o nome de IP, ou internet protocol (protocolo de internet, em inglês). Quando ele foi criado, há mais de 30 anos, o IP era uma sequência de quatro conjuntos de números com três dígitos, que vão de 0 a 255, por exemplo, 189.80.241.229. Com essa combinação, quatro bilhões de endereços diferentes poderiam ser criados. Imaginou-se que esse número seria suficiente. Mas não é - mais.

"Em 15 dias, segundo algumas previsões, esse número vai se esgotar", contou García. Com a explosão da quantidade de aplicativos móveis que surgiram nos últimos anos, como celulares, tablets e smartphones, a "cota" de endereçamento chegou ao seu limite. É aí que entra o IPv6, que está sendo utilizado, em larga escala, pela primeira vez, nesta edição da Campus. "Vocês são pioneiros", disse.

"Ele não será um produto que você precisará comprar, não é uma moda, nem uma onda que vai passar. Ele é uma realidade", afirmou. Com o IPv6, a quantidade de dispositivos que podem ser conectados à internet pode aumentar enormemente. O seu IP terá oito conjuntos de quatro números, que também usam letras na sua formação. "A quantidade de aparelhos conectados será do número 34 seguidos de 28 zeros. Isso é mais que a quantidade de estrelas que podemos ver no céu".

Na prática, isso vai possibilitar a qualquer aparelho eletrônico ser conectado à internet. Sua geladeira, micro-ondas, despertador ou televisão, por exemplo, poderão responder aos seus comandos de onde você estiver. Ligar a cafeteira para preparar seu café enquanto estiver voltando para casa será uma realidade.
 

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte