Guia da Semana

Foto: www.sxc.hu
Uma criança, quando nasce, pode ser vista como uma semente que vai crescer, desenvolver-se e gerar frutos. Que são esses frutos? São sentimentos, atitudes e valores que ela vai assumir perante a vida, como solidariedade, amor, iniciativa, esperança. Ou então egoísmo, ódio, desânimo, conformismo. Depende dos pais, educadores e da sociedade em geral determinar que tipo de frutos serão desenvolvidos pelas crianças, pois eles são os "jardineiros" que irão alimentar e orientar essas sementes em seu processo de crescimento.

Os seis primeiros anos de vida das crianças, denominados a "primeira infância", são muito importantes nessa jornada. É nessa etapa que ocorrem os aprendizados fundamentais da criança, pois seu cérebro está assimilando todas as informações que recebe e formatando sua visão do mundo. A partir desses conceitos iniciais é que serão construídos todos os outros, como se eles fossem os pilares de sustentação de um prédio que será erguido ao longo da vida.

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Além disso, inúmeras pesquisas já comprovaram que os estímulos emocionais e cognitivos recebidos nesse período são fundamentais para desenvolver plenamente as funções cerebrais, abrindo portas para o conhecimento. Se os estímulos são inadequados ou insuficientes, essas portas não são ativadas e a criança perde inúmeras possibilidades. Em outras palavras, é a estimulação que permite o desenvolvimento dos vários tipos de inteligência e de outros mecanismos como a memória e a corporeidade - capacidade de utilizar o corpo para interagir com o mundo externo.

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Atualizado em 6 Set 2011.