Guia da Semana



As crianças começam a apresentar indícios de dificuldade na escola quando não conseguem acompanhar as aulas e, por consequência, não tendo domínio sobre os assuntos básicos. Uma prova de que este problema acontece em todos os cantos do mundo é o japonês Toru Kumon. O filho deste oriental deu início a uma sequência de notas baixas em matemática, fazendo-o criar um material didático auto-instrutivo para auxiliá-lo nos estudos.

Desta ideia, surgiu o método Kumon. Aqui no Brasil um pastor da cidade de Londrina, que havia viajado para o Japão, trouxe o método para o país em 1977, que hoje se tornou sucesso entre os estudantes com dificuldade de aprendizagem em disciplinas como matemática ou idiomas (português, inglês e japonês).

As apostilas contêm exercícios que vão dos conteúdos mais simples aos complexos. Na medida em que o estudante vai acertando as respostas, ele passa para a apostila seguinte. A técnica prega o autodidatismo, por meio da superação das dificuldades e da disciplina, tal como rege a cultura oriental.

Como o ensino é individualizado, a duração varia de acordo com o ritmo e as metas de estudo do aluno. No início do curso ele já recebe um planejamento, com previsão de quando concluirá os estágios do material didático, conforme o seu desempenho e tempo disponível para realização das tarefas diárias.

Os conteúdos estão interligados, para que o aluno revise o que não foi assimilado e avance ao assunto seguinte somente depois de dominar plenamente o anterior.
Os educadores desta técnica afirmam que, nos primeiros meses, é possível notar um aumento na autoconfiança e segurança nos estudos, melhora na concentração e maior prazer em estudar.

"Como o aluno avança de acordo com sua capacidade, ele pode ter acesso a conteúdos que ainda não aprendeu na escola. Chamamos isso de "avançar além da série escolar". Temos diversos casos de crianças que ainda cursam a quinta, sexta série e já estudam conteúdos de Ensino Médio e até mesmo universitário no Kumon", afirma Djenifer Berardi, Coordenadora de Comunicação do Kumon.

Serviço:

Tel.: (11)3059-3712
E-mail: [email protected]

Foto: Getty Images

Atualizado em 1 Dez 2011.