Guia da Semana

Foto: Getty Images


Chegou a época dos vestibulares. Por isso, você terá que tomar muitas decisões e pode esperar muito estresse.

Sem dúvida, o vestibular é um exame difícil. Você presta para várias faculdades ao mesmo tempo e, além disso, significa a decisão da sua vida profissional. Atinge a família inteira, pois os tios, tias, avós e primos irão ligar para saber como foi o exame e quais foram os resultados. Fica difícil não se envolver e não tem como impedir que você fique tenso.

A minha intenção não é dizer para se desligar ou que o vestibular não tem importância. Ter um diploma de faculdade é muito importante para a vida profissional de todos nós e também para a nossa vida pessoal. A faculdade vai abrir portas para o mundo do trabalho e a realização tanto na vida profissional como na vida pessoal.

O que acontece, muitas vezes, é que entramos em um curso e decidimos que não é o que queremos. Aí, pensamos em mudar e a pressão pode aumentar.

Estude e faça o possível para passar na primeira vez que estiver prestando vestibular, mas, se depois descobrir que não gostou, tenha a certeza de que poderá mudar e se realizar na carreira que escolher.

O campo profissional é muito competitivo e, se você não gostar da profissão na qual se formou, não irá batalhar o bastante para se destacar como profissional. Como consequência, você vai se frustrar, especialmente quando as pessoas insistem que você se decida pelo que não gosta - além do que, fica mais difícil encontrar emprego se tem um diploma na mão, mas não faz o que gosta.

Existe a possibilidade de você não passar na primeira vez. Você poderá se sentir mal, pois parece que todos entraram, menos você. Também pode ficar a impressão de que você não será um bom profissional por não ter passado na faculdade assim que saiu do ensino médio. Ser um bom profissional vai depender não só de uma boa formação educacional, mas também de empenho e de outras habilidades que você terá de desenvolver ao longo da vida.

Existe um mito de que só os jovens conseguem vencer profissionalmente e que, depois de uma certa idade, não se consegue mais. Existem muitos profissionais que começaram a vida profissional bem mais tarde do que o esperado e estão muito bem profissionalmente.

O melhor teste vocacional é você mesmo se perguntar o que combina com você. Todos nós conhecemos as nossas limitações e habilidades. Somos nós os nossos melhores críticos e os nossos maiores fãs. Tenha a certeza de que você colherá os frutos do seu sucesso e do seu fracasso.

Leia as colunas anteriores de Betina Serson:

O poder pessoal

Crescer antes do tempo

Eis a questão

Quem é a colunista: Betina Serson.

O que faz: psicopedagoga.

Pecado gastronômico: adorar chocolate.

Melhor lugar do mundo: minha casa com chocolate e assistindo um DVD que eu gosto.

O que está ouvindo no carro, rádio, mp3: musicas do Glee.

Fale com ela: [email protected]


Atualizado em 25 Abr 2012.