Guia da Semana

Foto: Getty Images

A relação entre pais e filhos sempre foi complicada. Repleta de altos e baixos, mas super importante para nossas vidas. Principalmente nessa fase que é cheia de dúvidas, medos e curiosidades. Sexo, drogas, escola, profissão, mudanças...

Eu sei que às vezes é muito mais fácil conversar com um amigo do que com nossos pais. Talvez seja pela idade ou mesmo pelo simples fato da outra pessoa também estar passando pelo mesmo momento que a gente. Porém, nem sempre os conselhos que esse amigo nos passa são bons. Se ele está no mesmo "barco" que eu, porque as respostas dele são boas para mim?

Quando temos alguma dúvida, se não procuramos um colega, vamos até a internet. Eu já fiz isso! Pesquisei em vários sites. E no final não rola uma resposta, e sim várias. O que complica ainda mais. E vale lembrar que nem tudo o que está escrito na internet é verdade, ou mesmo as respostas que encontramos não são exatamente para nós.

Mas e os pais? Será têm culpa nessa história? Acredito que sim. Talvez eles também sejam meio envergonhados. Possuem medo de falar sobre alguns assuntos com os filhos. Ou mesmo quando eles eram adolescentes não tiveram uma relação aberta com os pais deles e ficaram mais fechados em relação a isso.

E a nossa lado também. Talvez nós mesmos criamos essa barreira com os pais, vendo-os como pessoas muito diferentes, que não vão entender nossas dúvidas ou problemas e acabamos guardando isso sozinhos. Agora imagine quantos jovens já fizeram coisas erradas por não terem com quem conversar. Quantos arriscaram suas vidas e entram numa fria! Viraram pais muito jovens ou se perderam nas drogas.

Mesmo que seus pais não sejam tão abertos com você, tente ir devagar. Comece conversando de uma forma natural, falando sobre coisas mais simples, como colégio e amigos. Ao poucos, a liberdade entre vocês começará a surgir e estarão mais confortáveis para conversar sobre qualquer assunto. E o principal: veja seus pais como seus amigos e pessoas que querem o melhor para você. O dialogo só faz bem para as pessoas.

Quem é o colunista: Diego Aquino.

O que faz: Estudante de Jornalismo.

Pecado Gastronômico: Pizza.

Melhor Lugar do Brasil: Porto Seguro.

Para Falar com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.